Cursos

Por Luisa F Camerini em Aug 7, 2022 12:00:00 AM | 2 min de leitura

Muitas pessoas possuem essa dúvida, será que curso Tecnólogo é uma Graduação? Compensa? Mas qual o tempo de curso? E por que é mais curto?

Bom vamos lá, os cursos de ensino superior tecnólogos são SIM equivalentes à graduação como quaisquer outros de bacharelado ou licenciatura, inclusive seus diplomas possuem validade nacional.

O Ministério da Educação garante aos graduandos que possuem diploma de curso tecnólogo que eles podem participar de concursos públicos que exigem nível superior, pós-graduação e cursos de especialização.

Diversos estudantes dão início por essa categoria por conta da agilidade no processo de formação, por exemplo um curso superior tecnólogo tem em média 2 anos. Esses cursos existem em nosso país desde 1960, mas nos últimos anos começaram a ser muito mais procurados por diversos outros motivos, não só pelo tempo, mas sim por conta do salário inicial não ser baixo e a colocação rápida no mercado de trabalho.

A graduação tecnológica também conhecida como curso de tecnologia, prepara os profissionais para desempenhar no mercado profissional determinadas funções, sua principal vantagem é que por ser um curso mais objetivo você pode concluí-lo entre dois a três anos, dessa forma a colocação em sua área é mais rápida.

Por ser considerado um curso de nível superior é necessário ter concluído o Ensino Médio e possuir o certificado de conclusão, além disso a maioria de suas matérias são práticas auxiliando o estudante a desenvolver habilidades e competências que permitam sua inserção no mercado.

Algumas outras vantagens são que em maioria possui disponibilidade de cursos a distância e o investimento é menor, mas e as desvantagens? O salário costuma ser menor que de outras graduações, pode ser mais difícil conseguir emprego em outras áreas por conta do perfil menos generalista do curso e mesmo podendo realizar concursos públicos alguns deles podem exigir grau de bacharelado para participação.

Fique atento: Algumas pessoas confundem o curso tecnólogo com o técnico, mas existem algumas diferenças entre eles. No caso do curso técnico, possui como exigência a idade mínima de 16 anos e o certificado do Ensino Fundamental, já o tecnólogo pede somente a conclusão do Ensino Médio e por conta disso é possível iniciar um curso técnico mesmo enquanto estuda no ensino médio.

Diferente do curso tecnólogo, o técnico dependendo da grade curricular pode possuir o tempo de duração de 2 meses a 3 anos.

Como podemos ver, o curso tecnólogo tem muitas vantagens e diversas áreas que podem ser cursadas, agora é com você, e aí? Qual carreira irá seguir? Espero que tenhamos te ajudado a compreender melhor.

Cursos

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Cursos profissionalizantes: quais são e como fazer!

Nas últimas décadas, os cursos profissionalizantes têm surgido como uma solução eficaz para aqueles que buscam ...
10 min de leitura

Graduação em Serviço Social

Inscreva-se

--> Sabia que o assistente social é um profissional importantíssimo para o nosso mundo atual? Pois é, sem ele, teríamos ...
5 min de leitura

Quais são os cursos superiores mais bem pagos no mercado de trabalho?

Para escolher uma profissão, é necessário muita pesquisa e, principalmente, entender quais são os melhores cursos ...
3 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Cursos