Por Luisa F Camerini em Aug 7, 2022 12:00:00 AM | 4 min de leitura

Fazer a escolha da sua Graduação é um desafio e tanto, até porque isso pode determinar a sua futura profissão, e nada mais arriscado do que iniciar algo, investir seu tempo e dinheiro sem pesquisar a fundo se te agrada ou é o que realmente você quer seguir na sua vida. Por isso é legal você encontrar uma faculdade próxima a você e principalmente acompanhar sempre quais são as melhores faculdades em Guarulhos.

Antes de começar a se aventurar sem rumo ou entrar em desespero, iremos te mostrar como escolher a graduação certa para você, então acalme os ânimos e vamos nessa.

Primeiramente você precisa estar preparado para essa nova jornada e desafios, entender que não precisa ter tanta pressa para tomar decisões que podem influenciar sua vida profissional, pense antes de agir.

Permita-se conhecer-se melhor.

Quais são seus gostos? Sonhos? Metas? Se precisar, pegue um papel e faça anotações, ficará mais fácil de se orientar com base nisso. Após fazer as anotações reveja quais temas despertam mais seu interesse, nisso você pode se aprofundar com pesquisas para entender melhor e uma boa opção é assistir vídeos de alunos ou professores das respectivas áreas.

Feito isso, pesquise a grade do curso que te interessa e analise se bate com o que se espera, afinal você deve estudar algo que goste e não só pelo diploma que você irá conquistar. Muitas vezes só descobrimos o que realmente gostamos de fazer após algumas tentativas, e está tudo bem, pois, todo aprendizado é bem vindo e o importante é fazer o que ama.

Não tenha pressa, muitos dizem que você tem que entrar na faculdade assim que acaba o período escolar e com isso diversas vezes as pessoas ainda não formaram uma opinião sobre qual é sua área de interesse, e podem até acabar se frustrando ou desistindo dos estudos por acharem que não vão conseguir se sobressair melhor em outras coisas, o que é uma grande mentira. Pode ser que você encontre a graduação certa para você com 20, 30, 40 ou até 60 anos, o que realmente importa não é a idade e sim seu real interesse.

Além de todas informações vistas sobre os cursos pesquisados verifique a faixa salarial e locais em que você pode atuar para assim não criar uma expectativa fora da realidade, mas não foque só no dinheiro e sim se consegue se imaginar nela, atuando e aprendendo sobre cada dia que passa.

Uma graduação dura entre 2 anos (tecnólogo) a 5 anos (bacharelado/licenciatura), por isso é essencial que você procure saber o tempo de duração de seu curso, pois você consegue planejar sua rotina e o seu financeiro.

Creio que após essa nossa conversa sua mente tenha dado uma clareada, como Confúcio disse : “Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida.” Leve isso em consideração na hora de fazer sua escolha e não ligue para os julgamentos ao seu redor, até porque a decisão é totalmente sua.

Se você quer se aprofundar mais sobre essa temática preparamos um guia para a escolha do curso perfeito para você, onde explicamos e te ajudamos de forma mais profunda, basta acessar o link: Dilema de Vestibulando: Que curso fazer - Documentos Google, boa leitura e que você se matricule na graduação que é a sua cara!