enem

Eniac
Por Eniac em Aug 7, 2022 12:00:00 AM | 4 min de leitura

Conforme dados liberados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre o ENEM 2021, a prova de Matemática teve a maior média geral: 533,72. Em seguida, vieram Ciências Humanas (519,61), Linguagens (501,83) e Ciências da Natureza (491,05).

No entanto, é sempre importante lembrar que as notas do ENEM, exceto da redação, são calculadas pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse método avalia a consistência das respostas dos participantes e, por isso, as notas máximas e mínimas variam a cada edição. Sendo uma prova tão imprevisível a cada ano, separamos algumas dicas para você se dar bem na prova.

  1. Busque seu objetivo
  2. Entenda sobre a prova
  3. Prepare uma rotina
  4. Cuide da sua saúde
  5. Pratique a redação
  6. Acompanhe notícias
  7. Faça simulados realistas
  8. Resolva as questões mais fáceis
  9. Priorize as dificuldades
  10.  Encontre inspirações

Para ter motivação e saber em quais áreas você mais precisa se dedicar, você precisa definir um objetivo. Qual é a faculdade dos seus sonhos? Qual curso você se identifica? Qual profissão você quer seguir? O que acha de estudar em uma faculdade perto de você? Gostaria de estudar em uma faculdade em Guarulhos?

Busque as matérias que mais caem em cada área, por meio de provas anteriores que podem ser encontradas no site do Inep, assim você já saberá o que precisa focar antes da prova e testar seus pontos fracos e fortes.

Separe os horários disponíveis que você tem durante o dia para estudar, divida as matérias na semana e faça simulados com as provas e gabaritos de outras edições. Se restar dúvidas sobre as questões após a correção, há diversos canais no YouTube justificando as respostas.

Cérebro cansado não absorve conteúdo. Faça pausas de estudo, tenha uma boa rotina de sono, busque alimentos que melhoram a atividade do seu cérebro e não esqueça que o lazer é sempre necessário.

Escreva diversos tipos de temas para melhorar seu vocabulário e ajudar na seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Assista ao noticiário para saber o que está acontecendo no Brasil e no mundo em relação ao meio ambiente, política e outros assuntos de interesse público, pois em todas as edições do Enem são cobrados assuntos relacionados a temas da atualidade, tanto em questões como na redação.

Utilize o mesmo tempo dado no dia da prova do Enem quando for realizar seus simulados, assim você conseguirá cronometrar quanto tempo gasta em cada questão e matéria, e até definir pausas para comer e relaxar.

Ganhe tempo resolvendo questões curtas e de matérias que você tem facilidade, mas não deixe as questões mais complicadas de lado, pois elas podem valer mais pontos no Enem.

Se dedique ao que você tem mais dificuldade para não ser pego de surpresa, depois de conhecer e aprimorar seus pontos fortes, é preciso trabalhar os pontos fracos para se dar bem na prova do Enem.

Todo esse processo é cansativo e penoso, mas vale a pena para alcançar seus sonhos. Mas para facilitar sua jornada, é sempre bom ter apoio e inspiração, busque pessoas com o mesmo objetivo que você e as veja como aliadas.

Lembre-se “O único lugar que sucesso vem antes de trabalho é no dicionário”

Veja também:

 

enem

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Não passei no Enem, o que fazer?

A reprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser um daqueles momentos cruciais de virada, mas não ...
6 min de leitura

Como conseguir a Isenção do Enem

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), muitos treineiros e graduandos se questionam sobre como ...
5 min de leitura

Revisão Enem: o que fazer antes da prova!

Enfrentar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um grande desafio para muitos estudantes.
8 min de leitura
Ver mais conteúdossobre enem