Por Luisa F Camerini em Aug 7, 2022 12:00:00 AM | 5 min de leitura

O ENADE ( Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) aplicado pelo Inep desde 2004, integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação Institucional Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras.

A prova tem como objetivo avaliar as qualidades dos cursos de ensino superior no Brasil. Para isso, é requisitada a uma parcela de alunos, do primeiro e último ano da graduação, que participem da avaliação. No caso de alunos do último ano, a participação é obrigatória para a emissão do certificado escolar.

Inscreva-se


É a partir dos resultados do Enade que se dá a qualidade dos cursos e suas notas no Ministério da Educação (MEC). Dependendo das notas, são realizadas melhorias para a qualidade dos cursos como capacitação de professores, dirigentes e autoridades educacionais. Atualmente o Eniacé uma das Faculdades em Guarulhos que possuem nota máxima no MEC.

A prova do Enade tem quatro horas de duração e conta com 10 questões de Formação Geral e 30 questões de Componente Específico de cada área de avaliação. As questões discursivas de Formação Geral avaliam aspectos genéricos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. O que é avaliado no componente específico está listado nas portarias de cada área. Para conhecê-las é preciso consultar o portal do Inep.

Então para que você tenha uma ótima performance no exame, preparamos 10 dicas imperdíveis.

1 - Entenda o objetivo

Antes de tudo, entenda o que é o Enade, como ele é realizado e seus principais objetivos.

2 - Conheça o conteúdo

Entenda com seus professores e colegas quais conteúdos podem estar em avaliação. Assim, você já vai mais preparado para a prova.

3 - Esteja atualizado

Além do conteúdo programático, é importante estar a par do que acontece no Brasil e no mundo. Portanto, leia todas as notícias e revise os principais acontecimentos.

4 - Faça simulados

Para ir bem preparado, realize simulados oferecidos pela sua faculdade. Assim, você já vai conhecendo a dinâmica da prova e tem mais chances de realizá-la no tempo.

5 - Seja objetivo

Durante a avaliação, seja claro e objetivo nas suas respostas. Para facilitar, comece pelas questões discursivas.

6 - Participe de grupos de estudos

Saiu a lista dos alunos que vão fazer o Enade? Junte o pessoal em um happy hour para que todos se conheçam e, assim, possam se sentir mais tranquilos e à vontade com a seleção da prova. E, sempre que possível, conte com os demais alunos para promover grupos de estudos de maneira lúdica, para que cada curso consiga guardar bem a matéria que será abordada.

7 - Controle seu tempo

Procure controlar o tempo. Em algumas provas você tem menos de dois minutos para resolver cada questão! Não se assuste. Algumas questões você responderá normalmente em poucos segundos, sobrando tempo para as outras. Mas todo cuidado é pouco. Atenção para não gastar muito tempo em uma questão difícil, enquanto que ao mesmo tempo poderia lhe garantir várias questões mais fáceis.

8 - Inicie a prova com as questões discursivas

Destine a essas questões um tempo maior, em relação às questões objetivas, pois terá melhor desempenho quem souber redigir e estruturar bem suas idéias

Identifique claramente a situação ou problema proposto: O que é mesmo que a questão está solicitando. Qual o assunto ou conteúdo envolvido. Atentar para o enunciado ou comando: compare, analise, justifique, cite, exemplifique, retire do texto, etc. Fazer o que o enunciado pede é fundamental, estrutura inadequada muitas vezes acaba zerando a questão.

9 - Fique atento com as questões objetivas

Faça primeiro as questões mais fáceis, aquelas que você sabe a resposta diretamente, sem muita conta ou muito que pensar. Evite perder tempo com questões que você julgar difícil.

Deixe por último as questões objetivas que tenha dúvidas.

Elimine de início as alternativas que se mostrem estranhas ao assunto em foco.

Busque alternativas que apresentem maior coerência com o conteúdo cobrado.

10 - Atenção ao preencher o gabarito

Antes de passar as respostas para o gabarito, verifique se não esqueceu de resolver ou pulou alguma questão.

Esperamos que com essas dicas você consiga gabaritar a prova no ENADE e garanta uma nota incrível.