Para muita gente, a faculdade é uma das melhores épocas da vida. É quando diferentes coisas acontecem, aprendemos muito e conhecemos novas pessoas do mundo universitário.

Quem aproveita as oportunidades durante a graduação tem chances ainda maiores de colher bons frutos no futuro. E você, está preparado para curtir esse período?

Veja a seguir quais são as melhores oportunidades e saiba como tirar o máximo de proveito desse momento da sua vida!

universitario - cta1

6 oportunidades para quem é universitário

1. Associações estudantis

Nas faculdades, os estudantes costumam se organizar em centros acadêmicos, diretórios centrais, associações atléticas, entre outros grupos. 

Cada um deles tem um objetivo principal, que pode estar ligado ao esporte, demandas estudantis e debate dos problemas do ambiente universitário. 

Independentemente de qual seja mais interessante para você, se envolver nessas associações é uma ótima ideia.

Você adquire habilidades de liderança e assume responsabilidades importantes para o seu amadurecimento. Além disso, acaba conhecendo pessoas de outros cursos e instituições.

2. Iniciação científica e monitoria

Se você se gosta bastante de uma matéria ou assunto de pesquisa, converse com o seu professor. Ele pode ajudar você a conseguir uma vaga de monitoria ou até a fazer uma iniciação científica com bolsa.

É preciso aproveitar esses benefícios. Você se desenvolve academicamente, incrementa o currículo e, ao mesmo tempo, consegue uma ajuda para pagar as mensalidades.

3. Intercâmbio

Já pensou em fazer um intercâmbio na graduação? Algumas faculdades possuem convênio com instituições do exterior, o que facilita o processo.

Caso a sua não tenha, procure uma agência especializada. Há programas de todos os tipos para quem deseja fazer intercâmbio na faculdade.

Você pode estudar, aprender um idioma, trabalhar e conhecer uma cultura nova. De quebra, a experiência ainda dá aquele toque especial no seu currículo.

Universitário - intercâmbio

4. Estágios

Mesmo que o seu curso não tenha estágio obrigatório, saiba que se trata de algo enriquecedor. Você aprende na prática e aumenta suas chances de conseguir o primeiro emprego na área.

Além disso, o estágio é uma ótima maneira de pagar a faculdade. Comece a estagiar o quanto antes para aprender cada vez mais.

5. Eventos e cursos

Outra dica é comparecer a todos os eventos relevantes do mundo universitário. Geralmente, as faculdades organizam palestras, workshops, debates, entre outros.

Nos momentos livres, invista em cursos importantes para a sua profissão e estude outros idiomas. Isso tudo serve para aumentar a sua bagagem assim como seu nível de qualificação.

Seja um universitário de carteirinha!

A faculdade traz um impacto enorme na carreira de qualquer pessoa. Afinal, é no ambiente universitário onde você vai adquirir conhecimentos valiosos para a profissão e para a vida.

Sobretudo, todas as oportunidades listadas aqui permitem que você faça novos contatos.

Como você deve saber, em todo ramo, conhecer profissionais da área é fundamental para trocar experiências e abrir portas. Portanto, sempre invista no networking.

E depois da fase universitária, o que fazer? Veja algumas das melhores práticas para sair da faculdade pronto para o mercado!

universitario - cta2