Trancar a faculdade pode até parecer uma boa saída quando o orçamento aperta ou no momento em que conciliar todas as obrigações parece algo impossível.

Mas você sabe quais são as reais consequências de parar o curso? Já pensou em outras soluções? Antes de tomar a decisão final, entenda como essa pausa na graduação impacta a sua vida e não deixe os obstáculos impedirem você de se formar.

Vamos lá?

O que significa trancar a faculdade?

Em vários cursos de graduação, é comum ver estudantes desistindo de continuar os estudos pelos mais diversos motivos. Só que nem sempre trancar a faculdade é a melhor saída para um problema, mesmo em períodos de crise financeira.

Se você está pensando em fazer isso, lembre-se de que parte do investimento no curso já foi feito. Embora seja possível continuar a graduação de onde parou, a rotina do aluno faz com o retorno ser complicado. Além disso, você terá que retomar tudo o que foi estudado antes. Ou seja, quanto mais tempo parado mais difícil será voltar.

O trancamento também costuma afetar a motivação. Isso porque uma das consequências dessa decisão é o maior tempo para concluir a graduação e pegar o diploma. Portanto, o melhor é buscar alternativas para não desistir frente às dificuldades.

Veja como contornar a situação

Reflita sobre o que levou você a considerar a decisão de trancar a faculdade. Foi a falta de dinheiro, de tempo, problemas pessoais, outras responsabilidades? Para a maioria destes problemas, existe uma solução.

As dificuldades financeiras costumam ser as grandes vilãs na vida dos estudantes. Mas na hora de cortar os gastos, jamais considere a educação como algo secundário. Caso você não consiga eliminar outros custos da sua vida, considere contar com uma bolsa de estudos ou financiamento estudantil para não precisar parar de estudar.

Se o problema é a falta de tempo, tente organizar melhor sua rotina ou até mesmo buscar trabalhos com horários mais flexíveis. Usar o fim de semana para se dedicar aos estudos também é uma boa medida.

Trancar a faculdade - importância do diploma

Lembre-se dos benefícios de ter um diploma

Além de tentar encontrar a melhor solução para você, não se esqueça dos motivos pelos quais a graduação é tão importante para o seu futuro. Com um diploma na mão, as pessoas têm mais chances de encontrar melhores vagas de emprego, ter remuneração mais alta e receber uma promoção.

Porém, não é só isso. Há quem já trabalhe na área, mesmo sem uma graduação, e acredite que o curso não é tão crucial assim para a carreira. Por mais que você saiba desempenhar a função, a graduação demonstra dedicação e interesse do profissional em investir em qualificação. E as empresas avaliam estes aspectos.

Ainda, o curso superior amplia a sua visão do mercado de trabalho bem como a bagagem cultural. É também por meio da graduação que você conseguirá adquirir as habilidades necessárias para se tornar um profissional de destaque na sua área.

Deu para perceber que existem outros caminhos? Possuir um curso superior no currículo faz toda a diferença e, portanto, deixe para trancar a faculdade apenas quando nada mais for possível. O mais importante é ter persistência e não desistir dos seus sonhos!

Quer encontrar agora a melhor alternativa para você? Conheça 8 formas de pagar a faculdade e os tipos de bolsas de estudo oferecidas pelo Eniac.