Você sabe o que é um trabalho freelancer? Essa é uma ótima maneira de complementar a renda ou conseguir novas oportunidades no mercado de trabalho. E o melhor de tudo: tem oportunidades para pessoas de diferentes áreas!

Veja como esse tipo de trabalho funciona e conheça maneiras de conseguir serviços sem ter que sair de casa.

O que é um trabalho freelancer?

Se você conhece algum redator, designer, jornalista, fotógrafo ou outro profissional que trabalhe de forma autônoma, talvez você já saiba o que é um trabalho freelancer. Nada mais é do que um serviço prestado geralmente para empresas, por certo período de tempo.

Esses profissionais também são chamados de “freelas”. Além de ser uma forma de ter uma renda extra, o freelancer é uma opção para quem deseja trabalhar de casa e ter uma vida mais flexível.

Como conseguir freelas?

O primeiro passo é criar um portfólio. É nele onde potenciais clientes encontram exemplos de trabalhos que você já fez antes de fazer a contratação.

Outro detalhe importante é ativar os seus contatos. Divulgue seus serviços também pelas redes sociais se quiser aumentar as chances de conseguir freelas.

Mas a dica de ouro é se inscrever em plataformas que reúnem profissionais autônomos e clientes. Conheça algumas delas a seguir.

Onde encontrar trabalhos?

Rock Content

A Rock Content é uma plataforma voltada para o marketing de conteúdo. Há oportunidades para redatores, revisores, diagramadores e planejadores de pauta.

Os valores pagos pelos trabalhos e os prazos de entrega são pré-definidos. E os próprios freelancers fazem as solicitações de saque.

99 Freelas

Esta plataforma possui freelas em áreas variadas. É possível encontrar trabalhos de redação, edição, design, web design, tradução, programação, entre outros.

Os profissionais que pagam pelo perfil premium ficam em destaque e recebem as vagas em primeira mão. Aqui, os candidatos definem o quanto vão cobrar e qual é o prazo de entrega.

trabalho freelancer

Workana

O Workana também possui opção de plano premium, que oferece vantagens por meio de uma assinatura. O diferencial desta plataforma é a ferramenta para controle do tempo e fluxo de trabalho.

Há freelas de marketing digital, programação, tradução, desenvolvimento web, design etc. Os profissionais contratados ficam responsáveis por fazer as propostas para cada trabalho.

Contentools

A Contentools oferece oportunidades para redatores, tradutores, revisores, designers e gestores de conteúdo. Os profissionais montam um perfil na plataforma com as experiências anteriores, formação e áreas de conhecimento.

Embora exista uma tabela de referência, quem negocia os preços são os próprios freelancers. E o contato é feito diretamente com os clientes, sem necessidade de intermediação.

Dicas para trabalhar de casa

Conseguir fechar trabalhos com clientes não é o suficiente. Afinal, para fazer freelas de casa é preciso ter responsabilidade, organização e disciplina.

Já imaginou atrasar uma entrega porque você não se organizou direito? Isso pode queimar o seu filme com o cliente. Por mais que esteja trabalhando de casa, lembre-se de que se trata de uma relação que exige comprometimento e profissionalismo.

Trabalho freelancer: uma boa alternativa para sua carreira

Agora que você já sabe o que é um trabalho freelancer, comece a buscar oportunidades na sua área. Invista um tempo para montar seu portfólio, inscrever-se nas plataformas e divulgar os seus serviços.

Quer se tornar o melhor profissional do mercado? Baixe agora o e-book gratuito e veja como ser desejado por todos os tipos de empresa!