Com o avanço eminente da tecnologia, novos negócios surgiram e irão surgir cada vez mais. Um grande exemplo é a UBER, maior empresa de Logística do mundo, que não possui um veículo sequer em sua frota. Esta empresa utiliza veículos dos seus “motoristas” e o consumidor está comprando na verdade uma ideia, afinal pelo aplicativo existe toda uma segurança de saber quem irá te conduzir até o destino final, uma ideia simples que revolucionou o mundo dos transportes, graças a tecnologia.

Quando o assunto é hospedagem, sites como Trivago, Booking, entre outros, não ficam para trás. O consumidor não precisa entrar no site de cada hotel, ele coloca uma região e esses sites mostram todos os tipos possíveis de hospedagem, onde existem filtros de todos os tipos para se achar o local ideal em que vai se hospedar. Por falar em revolução graças a tecnologia, o que dizer do Airbnb, que oferece opções como um quarto vago que está sobrando em casa ou um apartamento mobiliado? Após realizar um cadastro e fazer a pesquisa onde se insere a cidade, data da viagem e número de hóspedes, você poderá entrar em contato com o anfitrião, que aluga o imóvel, e tirar todas as dúvidas, ou seja você pode alugar seu espaço e alugar o espaço de outras pessoas.

Outro ponto interessante, é uma simples ida ao shopping, que nos últimos anos passaram a cobrar pelo estacionamento. Antigamente o normal era ter funcionários nos guichês para cobrar o pagamento; hoje, além de estar integrado a ferramentas como o Sem Parar, é possível verificar máquinas de autoatendimento para pagamento.  Para pessoas acomodadas isto pode ser interpretado como diminuição de ofertas de emprego, no entanto, para pessoas que pensam em tecnologia e são qualificadas  como aqui no ENIAC, é mais uma oportunidade de emprego, poder trabalhar como desenvolvedor nesses tipos de empresas, além da manutenção das máquinas.

O anúncio de coisas usadas, também passam por aplicativos como OLX, Enjoei, Mercado Livre, entre outras.
Para fechar, vamos para a reflexão!

O que todas essas empresas têm em comum?

Todas essas grandes empresas, que estão remodelando nossa sociedade, e acima de tudo, estão fazendo com que as pessoas e organizações repensem a forma como fazemos negócio. Quem imaginaria que iríamos alugar nosso quarto para um visitante de outro continente? Ou que um total estranho seria o nosso motorista? Isso, à vista das grandes empresas e dos cidadãos mais tradicionais, é quase um crime. Receber hóspedes em um local sem certificação, serviço de quarto. Mentes geniais decidiram acreditar nas pessoas e tornaram coisas que pareciam de outro mundo, e que teoricamente precisariam de mil burocracias, em algo simples, como realmente são.

Acreditar no potencial das pessoas em querer trabalhar e fazer o bem é o que sustenta tais organizações. Essas empresas, que seguem esse modelo de economia colaborativa, são como pontes; ligam pessoas, criam conexões e tudo isso é possível porque existe uma plataforma e processos bem definidos.

É isso que o ENIAC faz desde 1985, é uma plataforma sólida que conecta seus estudantes com o mercado de trabalho, ensinando de forma que os alunos coloquem a mão na massa e possam encarar de frente todas as novas tendências.

Por professores Mauro Roberto Claro e Ovídio Lopes

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 11 de maio de 2018

Categorias: Mês do Trabalho, Tecnologia da Informação, TI
Tags: , .