Profissão do Futuro

Profissionais que atuam com Tecnologia da Informação e Comunicação, também conhecida como TIC precisam estar em constante evolução, pois esse segmento representa uma parcela bastante significativa da riqueza nacional. Para se ter ideia, em 2017, esta área movimentou mais de R$ 530 bilhões, o que representou quase 9% do PIB nacional do mesmo ano.

Aproximadamente 1,2 milhão de profissionais trabalhos com TIC, sendo que, quase 450 mil destes estão dentro de empresas cuja principal atividade é produção de tecnologia. O restante destes profissionais trabalha em companhias de outros segmentos, mostrando que a TIC atua em todas as áreas.

Com o avanço da tecnologia, e o acesso a ela cada vez mais cedo, pode-se dizer que nos últimos anos surgiram profissões que não existiam, e que fatalmente surgirão novas profissões no futuro, muitas delas voltadas para a Tecnologia da Informação como:

Desenvolvedores de softwares: são e ainda serão, por muito tempo, profissionais valorizados no mercado, pois fazem parte do grupo que cria os novos sistemas que automatizam processos, seguindo as necessidades de cada empresa, sempre baseado em um levantamento de requisitos.

Especialistas em Experiência de Usuário/Cliente: existem algumas oscilações para esse profissional, como Customer Success ou na tradução literal, Sucesso do Cliente. A função desse profissional é fazer com que o cliente tenha toda a assessoria necessária de algum produto/serviço contratado. Já é comum encontrar esses profissionais em empresas de e-commerces e outras plataformas, que prezam pelo resultado e experiência positiva do cliente.

Especialistas em Marketing de Atração: Hoje existem no mercado uma série de ferramentas geradoras de conteúdo e que trazem leads para suas empresas, para isso, profissionais que dominam essas ferramentas, ou até mesmo, ferramentas de CRM, como o PipeDrive, Agile CRM, entre outros, terão vida longa no mercado, esses profissionais são conhecidos como digital influencers.

Professor de EaD: o ensino EAD tende a se expandir nos próximos anos e os professores começaram a enxergar o modelo de sala de aula virtual, que possibilita maior alcance de alunos por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Analista de Big Data: profissional que analisa todas as informações provenientes de um sistema que circula na internet e que pode influenciar na tomada de decisões de uma empresa.

Analista de Data Mining: devido a enorme quantidade de dados/informações, cada vez mais serão necessários profissionais para minerar as informações para criar filtros inteligentes de se analisar o que deseja de forma mais dinâmica.

Segurança da informação: será o profissional que assegurará que toda a informação digital de determinada empresa ou instituição não seja burlada ou invadida.

Especialista em e-commerce: o e-commerce já é um modelo de negócio das grandes, médias, pequenas empresas, ou até mesmo, para pessoas que queiram aumentar a renda com vendas de onjetos novos ou usados, e com certeza esse profissional tem vida longa no mercado.

Especialista em Redes Sociais: com o crescimento gigantesco do uso das diversas redes sociais, trabalhar com tráfego de informações, poderá ser um novo milionário.

Arquiteto e Engenheiro 3D: no setor de engenharia, arquitetura e urbanismo, será possível projetar ambientes em 3D e por isso, os profissionais deverão se especializar nesse ramo para entregar uma experiência cada vez mais real ao seu cliente.

Gestor de inovação: por mais que possa parecer um termo genérico, já é possível encontrar empresas que oferecem essa vaga. Esse profissional será responsável por repensar as estratégias de uma empresa, seja em seu core business ou para alguma área específica, com o intuito de melhorar seu modelo de negócio.

Essas e mais uma infinidade de outras novas profissões tornam o mercado de trabalho para o profissional de TI muito promissor.

E você? Vai ficar fora dessa?

#vemproeniac

 

 

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 4 de maio de 2018

Categorias: Empregabilidade, Mês do Trabalho, Tecnologia da Informação, TI
Tags: , .