A Microsoft lançou nesta quarta-feira (29), no evento MWC 2012 (Mobile World Congress), que acontece em Barcelona, Espanha, a versão de testes do Windows 8 – o Windows 8 Consumer Preview. O lançamento, que já está disponível para download e poderá ser usado em tablets, além de PCs e notebooks, antecipa as novidades que o novo sistema operacional contará.

Interface Metro do Windows 8 (Foto: Reprodução)
Interface Metro do Windows 8 (Foto: Reprodução/TechTudo)

Confira as principais novidades apresentadas na versão Windows 8 Consumer Preview:

Versões PC e tablets

O novo sistema da Microsoft terá uma versão que trabalhará com os chips tradicionais da linha x86, chips da Intel para PCs e notebooks, e uma nova versão para microprocessadores ARM, padrão nos aparelhos portáteis, como tablets e smartphones. Segundo a Microsoft, embora ainda não haja data definida, a empresa deve levar ao mercado, simultaneamente, aparelhos com as versões ARM e Intel.

As duas versões para o Windows 8 apresentarão uma interface completamente nova, inspirada na interface estilo “Metro” do mais recente software Windows Phone. A interface envolve blocos ou “pastilhas” que podem ser movimentados na tela ou pressionados para acionar aplicativos.

As pastilhas poderão se atualizar em tempo real, permitindo ao usuário verificar seus e-mails, mensagens de voz e notificações do Facebook. No entanto, será possível voltar ao estilo antigo com um simples comando de mouse, caso os usuários de PCs e notebooks não se adequem ao novo formato.

Interface Metro

A nova interface Metro marca, no lançamento do Windows 8, a introdução de uma experiência sensível ao toque. Conforme mostrado no Developer Preview, versão para desenvolvedores, uma tela de bloqueio introduz os usuários do Windows 8 a uma interface touchscreen na tela inicial.

A versão Consumer Preview ganhou uma série de ajustes nesta tela, incluindo a introdução de uma interface de Zoom Semântica (Semantic Zoom), na qual os usuários de tablets e dispositivos sensíveis ao toque poderão organizar e agrupar os seus pedidos de aplicativos na Windows Store.

Fim do botão Iniciar

Uma das maiores mudanças na versão Consumer Preview, ao menos visualmente, é a remoção do botão Iniciar no modo desktop. No Windows 8, o botão migrou para a barra Charms. Os usuários poderão acessar a barra tocando nas bordas da tela. A barra inclui o novo logotipo do Windows 8 – um logo animado com um flash de luz sutil.

Windows 8 sem botão Iniciar (Foto: Reprodução)
Windows 8 sem botão Iniciar (Foto: Reprodução/TechTudo)

Além disso, uma série de novos gestos, de toques, comandos no teclado ou no mouse, irão ativar vários controles no Windows 8. Um dos novos recursos, por sua vez, é uma prévia do comando que alterna tarefas. Ativado a partir do canto inferior direito ou superior esquerdo da tela, o recurso permitirá que os usuários alternem entre os aplicativos abertos recentemente.

Windows Store e aplicativos

O lançamento do Windows 8 Consumer Preview acompanha a abertura da Windows Store, a loja virtual de aplicativos desenvolvidos para a plataforma. A ideia da Windows Store é atrair a adesão dos programadores que criam aplicativos para o sistema.

Para versão Windows 8 Consumer Preview, a Microsoft já pré-instalou uma variedade de aplicativos, que incluem correio eletrônicos, calendários, mensagens e fotos. O aplicativo de correio age como um cliente de e-mail totalmente funcional, com acesso ao Exchange, Google e contas do Hotmail.

Fonte: Tech Tudohttp://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/02/windows-8-confira-todas-novidades-apresentadas-pela-microsoft.html

Por: Eniac

Publicado em: 1 de março de 2012

Categorias: Sem categoria.