Em maio de 2008 a SPTrans liberou publicamente os dados do sistema Olho Vivo, que permitia aos cidadãos verificar a velocidade dos principais corredores de ônibus da cidade de São Paulo para se preparar psicologicamente antes de entrar nos veículos superlotados e mergulhar no trânsito intenso das principais avenidas. Hoje (26), a empresa lançou uma atualização que permitirá ao usuário checar o horário e até o posicionamento dos ônibus.

O funcionamento do Olho Vivo é bem simples. Basta entrar no site e selecionar uma das opções da tela inicial. Um dos mais interessantes é o De olho na linha, onde o usuário tem acesso ao trajeto percorrido pelos ônibus e a localização deles no mapa. A mágica é possível graças aos aparelhos de GPS instalados nos veículos da cidade.

Onde o seu ônibus está?

Na seção De olho no ponto, a SPTrans informa o horário dos próximos ônibus que chegarão ao ponto em que você está, mas o recurso funciona apenas em corredores de ônibus. O De olho na via é a página clássica que mostra a velocidade média dos principais corredores — geralmente não é muito alta.

Se você estiver querendo informações sobre o percurso e o horário da sua linha de ônibus, provavelmente não estará em casa. É por isso que o site deve funcionar normalmente no Android e no iOS. Nos testes com meu Windows Phone, tudo correu como esperado. Certamente não deve muito confortável tirar um iPhone do bolso num ponto de ônibus, mas… bom, a informação está lá.

De acordo com o diretor de Tecnologia da SPTrans, Maurício Lima Ferreira, a previsão de acerto dos horários de chegada dos ônibus é de 96%, com tolerância de cinco minutos. O sistema deve informar o horário exato em 67% dos casos, com uma ajudinha da conexão por fibra óptica presente em alguns corredores de ônibus.

Com informações: Gizmodo Brasil.

Fonte: Tecnobloghttp://tecnoblog.net/96309/sptrans-olhovivo-onibus/

Por: Eniac

Publicado em: 26 de março de 2012

Categorias: Sem categoria.