Pesquisadores da Escola de Engenharia Viterbi, da Universidade do Sul da Califórnia, desenvolveram um robô capaz de identificar objetos e materiais com uma precisão maior que a do dedo humano. Chamado de BioTac, o sensor foi desenvolvido utilizando camadas de uma pele sintética, colocada sobre um enchimento líquido, o que permitiu aumentar a sensibilidade do autômato a vibrações.

Robô pode ter a mão mais sensível que um ser humano (Foto: Reprodução/Engadget)Robô com mão sensível (Foto: Reprodução/Engadget)

Quando testado, o robô identificou corretamente 95% dos 117 materiais utilizados no teste, ultrapassando a precisão dos seres humanos. No entanto, segundo os resultados obtidos, o robô ainda não é capaz de entender que tipo de material é preferido pelo homem.

De acordo com a equipe da USC, o robô poderá ter várias utilidades no futuro, principalmente aquelas ligadas às próteses humanas e aos testes de qualidade de produtos para os consumidores. Apesar dos avanços, ainda é cedo para saber quando a tecnologia poderá ser utilizada em larga escala.

Fonte: Tech Tudohttp://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2012/06/robo-pode-ter-mao-mais-sensivel-que-um-ser-humano.html

Por: Eniac

Publicado em: 21 de junho de 2012

Categorias: Sem categoria.