Pesquisadores das Universidades da Áustria e de Tóquio desenvolveram um painel solar ultrafino capaz de envolver de forma completa diferentes tipos de objetos e promover uma melhor condução de energia solar aos dispositivos.

Célula de captação solar é 20 vezes mais fina que um fio de cabelo (Foto: Reprodução)
Célula de captação solar é 20 vezes mais fina que um fio de cabelo (Foto: Reprodução)

A célula desenvolvida mede apenas 1,9 micrômetros de espessura. Para se ter uma ideia do quão fina é, um fio de cabelo humano é quase 20 vezes mais espesso que o novo painel. A novidade desenvolvida pelos cientistas, além de muito flexível, é composta por eletrodos montados em uma fina folha de plástico, que substitui a película em vidro.

O desenvolvimento dessa célula solar ultrafina tem como principal objetivo substituir as baterias convencionais de equipamentos da área da medicina, permitindo o desenvolvimento de produtos menores e com maior capacidade de precisão e transporte.

Inicialmente, a nova célula não foi projetada para ser usada em equipamentos eletrônicos convencionais, como smartphones, tablets e notebooks. A partir dessa tecnologia, contudo, soluções alternativas ou baseadas nessa célula podem surgir.

Segundo os pesquisadores, o desenvolvimento do painel solar está bem avançado. Isto é, as células poderão ser utilizadas para tais finalidades em até cinco anos.

Fonte: Tech Tudohttp://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2012/04/pesquisadores-desenvolvem-painel-solar-mais-fino-que-um-fio-de-cabelo.html

Por: Eniac

Publicado em: 12 de abril de 2012

Categorias: Sem categoria.