Pesquisa feita entre 1976 e 2011 mostra que o método mais eficaz de busca de oportunidades profissionais é entrar em contato diretamente com o recrutador


Publicada por Talita Abrantes – Revista Exame

 

size_590_mulher-usa-binoculo-cidade

Mulher usa binóculo: qual a melhor estratégia para encontrar um novo emprego?

 

São Paulo – Entre se cadastrar em uma agência (ou site) de empregos, usar sua rede de contatos profissionais ou entrar em contato diretamente com quem está contratando, qual é a melhor estratégia para encontrar uma nova oportunidade profissional?

A resposta, segundo pesquisa do Federal Reserve Bank of St. Louis, é buscar o emprego direto na fonte. Ou seja, não fazer rodeios e contatar diretamente o recrutador.

De acordo com o estudo, quem opta por lançar mão das próprias conexões de networking com o objetivo de conquistar um novo posto profissional tende a se recolocar mais lentamente no mercado.

“O método mais efetivo é contatar diretamente potenciais empregadores”, afirma o estudo – sem dar dados que comprovem isso.

No entanto, de acordo com a pesquisa, quando o profissional está há muito tempo sem emprego, a estratégia usada para se recolocar não faz tanta diferença no resultado final.

Para chegar a tais resultados, a dupla de pesquisadores analisou os dados coletados por uma espécie de censo realizado mensalmente nos Estados Unidos entre 1976 e 2011.

Os participantes da pequisa que estavam desempregados tiveram que responder a seguinte pergunta: “O que você fez nas últimas quatro semanas para encontrar um emprego?”. Veja quais foram as principais respostas:

 

[table id=133 /]

 

Agora, convenhamos, em alguns casos, o único caminho para chegar ao recrutador é por meio da sua rede de contatos profissionais. Por isso, apesar de não ser determinante para o resultado final da busca por um emprego, fazer networking é essencial para a carreira, sim.

 

Fonte: Exame.com

Por: Eniac

Publicado em: 6 de Fevereiro de 2014

Categorias: Sem categoria.