Descubra como desenvolver essa habilidade com dicas para suas apresentações

Por Universia.com

imagem-pessoa-discursando

Imagem: Shutterstock. Para se preparar melhor para as apresentações, existem técnicas que ajudam tanto na concentração quanto a controlar o nervosismo.

Seja um discurso para família e amigos em uma festa ou uma apresentação importante no trabalho, falar em público é uma situação que assusta a maioria das pessoas. Isso normalmente acontece por que as pessoas se sentem desconfortáveis em receber tanta atenção ou porque não estavam preparadas para o momento. No entanto, essa é uma habilidade necessária, que deve ser aprimorada para garantir o sucesso profissional.

Para se preparar melhor para as apresentações, existem técnicas que ajudam tanto na concentração quanto a controlar o nervosismo. Ainda na etapa de preparação, é importante se certificar de que você domina o assunto sobre o qual vai falar, estudando sobre o tema. Garantir que você tenha todos os materiais de que precisa, como textos impressos e apresentações de Power Point também é uma forma de se sentir mais seguro, afinal, ao ter tudo à mão, você não precisa se preocupar com seus materiais e pode focar no seu desempenho como palestrante.

Criar uma estrutura para o discurso é também fundamental para aumentar a confiança. Ao estabelecer etapas para sua fala, fica mais difícil perder o raciocínio e, consequentemente, ficar nervoso em frente à plateia.

As formas para criar tal estrutura são variadas, porém, uma maneira bem simples de formatar a palestra é dividi-la em 3 partes. Na primeira, você pode começar falando algo pessoal, uma história de sua vida que tenha relação com o assunto da palestra. Por exemplo, se for uma fala sobre ansiedade, contar sobre um momento em que ela te prejudicou e o que você fez para superar. Nesse momento, entra a fase 2, que é justamente contar ao público porque você escolheu essa anedota para abrir sua palestra e, dessa forma, chegar ao ponto principal da sua fala. Encerrar o discurso com um convite à ação, incentivando as pessoas a colocar em prática o que ouviram, ou simplesmente se sentirem inspiradas.

Por fim, lembrar-se de manter uma postura ereta é outra dica útil. Dessa maneira, sua linguagem corporal demonstrará confiança e segurança, assim como sua voz sairá mais facilmente. Manter a respiração tranquila também ajuda a controlar o nervosismo. A ideia é praticar exercícios de respiração antes de subir ao palco, para acalmar, e lembrar-se de continuar respirando profundamente enquanto fala.

Por: Eniac

Publicado em: 20 de Janeiro de 2015

Categorias: Sem categoria
Tags: , , , , .