Competição é uma oportunidade de trabalhar, de forma lúdica, o empreendedorismo entre os jovens; mais de 1 milhão de universitários já participaram nas edições anteriores

Estão abertas as inscrições para a edição 2012 do Desafio Sebrae, maior jogo online para universitários que descobrem na prática conceitos de gestão, desenvolvendo comportamentos empreendedores. O jogo é dividido em etapas estadual, nacional e internacional e tem como premiação bolsas de estudo, viagens internacionais, equipamentos eletrônicos e de informática.

Nesta edição, o tema do jogo são frutas tropicais. Os participantes terão que simular a administração das diversas etapas de um negócio, da produção das frutas até a venda de alimentos com valor agregado, como sorvetes, polpas e sucos. Durante a competição, os participantes devem gerenciar virtualmente uma empresa, contratar empregados, definir preços e comercializar produtos, tomar decisões e enfrentar desafios de mercado.

As inscrições para o jogo estão abertas até o dia 18 de maio e a meta é que 150 mil estudantes de todo o País participem, sendo 23 mil do Estado de São Paulo. Somente no Estado de São Paulo existem mais de 2 mil instituições de ensino, que representam quase 80% do total das universidades brasileiras. No ano passado 1027 delas participaram do Desafio Sebrae.

Pesquisa realizada com estudantes que participaram do jogo em edições anteriores revela que 34% dos jovens o fazem mais de uma vez, por duas ou três vezes. Do total dos ouvidos pela sondagem de opinião, 90% avaliam o aprendizado adquirido como bom ou excelente

Novidades para 2012

Este ano, o Desafio Sebrae traz novidades. Uma delas é a possibilidade de inscrever duplas.

Fases

A etapa estadual do Desafio Sebrae começa ainda este mês e será desenvolvida em cinco fases, sendo duas presenciais e três virtuais. Em outubro, serão conhecidos os campeões que seguem para etapa nacional, disputada em novembro, em Savador (BA). Serão premiadas as três melhores equipes e os professores indicados por elas. Para se inscrever é preciso acessar o site www.desafio.sebrae.com.br e pagar uma taxa de R$ 50 por grupo.

Todos os integrantes dos oito grupos que chegarem à final nacional ganharão um iPad, além de bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As três primeiras equipes colocadas receberão um curso de inovação oferecido pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), parceira do Desafio. A grande campeã nacional também fará uma viagem a um centro de empreendedorismo na Europa e participará da final internacional com universitários de outros países da América Latina.

Calendário do jogo

De 11 de abril a 18 de maio – inscrições

Maio – início do jogo

Outubro – premiação dos campeões nos estados

13 de novembro – premiação nacional

Por: Eniac

Publicado em: 8 de maio de 2012

Categorias: Sem categoria.