O grupo japonês Suidobashi Heavy Industry está desenvolvendo o protótipo de um robô gigante que pode ser parcialmente controlado por Kinect. O autômato, batizado de Vaudeville, pesa aproximadamente 5 toneladas e tem quase 4 metros de altura. A previsão é que o projeto, ainda em fase de testes, esteja em pleno funcionamento até o final deste ano.

roboVaudeville (Foto: Reprodução)

O sistema de movimentação do robô, que utiliza o software V-SIDO, combina o uso de um smartphone, acoplado entre dois manches, e o sensor do Kinect. Essa integração proporciona a realização de todas as ações em tempo real.

Para facilitar a locomoção, o Vaudeville conta com o suporte de rodas nas quatro pernas. Quando o robô estiver finalizado, a Suidobashi Heavy Industry pretende incluir alguns atributos adicionais ao projeto como, por exemplo, uma pistola de água ou tinta. Além disso, a empresa planeja criar versões mais personalizadas, que se adequem às necessidades específicas dos futuros consumidores.

Confira no vídeo abaixo o robô em atividade:

Fonte: Techtudohttp://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2012/05/grupo-desenvolve-robo-de-5-toneladas-parcialmente-controlado-por-kinect.html

Por: Eniac

Publicado em: 17 de maio de 2012

Categorias: Sem categoria.