São Paulo – O Google vai ajudar a combater o desmatamento da Amazônia com auxílio da plataforma Earth Engine. A empresa firmou uma parceria com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

A plataforma facilitará a coleta de dados de satélites, além de aumentar a periodicidade da divulgação das informações. Isso porque, a partir de agora, a monitoria do desmatamento (independente do governo) pelo Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon (SAD) será realizada na plataforma do Google.

Todo o processamento das imagens será feito por meio desse ambiente online do Google. Os primeiros dados gerados na nova tecnologia são do mês de junho de 2012.

Batizada de SAD-EE, a nova plataforma disponibilizará as informações, mapas digitais e ferramentas de processamento de imagens na nuvem do Google. Assim, elas poderão ser acessadas por qualquer pessoa que use o Earth Engine no computador ou no smartphone.

O Earth Engine também reúne dados armazenados há quatro décadas. Isso permite a comparação entre as imagens antigas e as mais recentes. Além disso, os pesquisadores podem inserir dados enquanto estão em trabalho de campo.

Com isso, os boletins mensais informativos feitos pela Imazon passarão a ser quinzenais.  A Imazon também espera que, no futuro, essa tecnologia e os dados de satélites sejam divulgados em outros países. Assim, será possível monitorar o desmatamento em áreas além das fronteiras da Amazônia, em escala global.

Fonte: Info.abrilhttp://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/google-ajudara-a-combater-desmatamento-na-amazonia-24072012-27.shl

Por: Eniac

Publicado em: 24 de julho de 2012

Categorias: Sem categoria.