Da Redação
Em São Paulo

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) anunciou nesta quarta-feira (15) que deve divulgar no dia 21 de dezembro os cadernos de prova e os gabaritos do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para prejudicados. O material deve estar disponível no site da instituição a partir das 18h.

Mais de 9,5 mil candidatos foram convidados a refazer a prova. Segundo o MEC (Ministério da Educação), eles foram prejudicados pelos erros de impressão no caderno amarelo do primeiro dia de exame, em novembro. Havia questões repetidas e/ou faltantes.

Deve ser divulgada, na mesma data, a segunda prova do Enem para presidiários, que será aplicado até esta quinta-feira (16). De acordo com o Inep, não foram registrados incidentes hoje.

Polêmica

Na última sexta-feira (10), o MEC admitiu que alunos que não têm direito a uma nova prova do Enem 2010 podem ter sido chamados indevidamente. O problema pode ter sido causado por preenchimento indevido da ata de sala por parte dos fiscais. O ministério usou o documento para identificar quem poderia refazer o Enem.

Em nota, o órgão afirmou que “os estudantes que, por qualquer motivo, foram convidados e não tiveram problemas com a prova amarela, ou realizaram provas de outra cor, devem simplesmente desconsiderar o convite.” Foram checadas as atas dos 116.626 locais de prova.

Além do erro em provas amarelas, o Enem enfrenta ação na Justiça impetrada pelo MPF (Ministério Público Federal) do Ceará, pedindo o cancelamento do exame. A DPU (Defensoria Pública da União) do Ceará se juntou ao MPF do Estado no pedido de anulação do exame.

O exame também sofreu uma tentativa de fraude em Juazeiro (BA). Duas pessoas foram indiciadas por violação de sigilo de um dos textos de apoio do tema de redação do exame. A pena para o crime pode chegar a seis anos de reclusão.

fonte:Uol – http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/12/15/gabarito-do-enem-para-prejudicados-por-erro-em-caderno-amarelo-sai-no-dia-21-de-dezembro.jhtm

 

Por: Eniac

Publicado em: 16 de dezembro de 2010

Categorias: Sem categoria.