Kul Wadhwa disse que estava de pijama porque trabalha até de madrugada.
Ele falou sobre os protestos contra a lei antipirataria que tiraram o site do ar.

Executivo da Wikipédia discursou de pijama na Campus Party (Foto: Cristiano Sant'Anna/Divulgação)

O blecaute que tirou a Wikipédia em língua inglesa do ar no dia 18 de janeiro foi uma iniciativa que partiu da comunidade que mantém o site, segundo Kul Wadhwa, responsável pela área de dispositivos móveis da Fundação Wikimedia.

Vestido de pijama, Wadhwa se apresentou na Campus Party nesta quinta-feira (9). O evento de tecnologia acontece em São Paulo até domingo (12). “Tenho projetos para de noite, de madrugada. Por isso estou de pijama”, disse.

Kul Wadhwa deu palestra na Campus Party vestido de pijama (Foto: Amanda Demetrio/G1)

O executivo falou sobre o blecaute do Wikipédia em inglês, que ficou fora do ar durante 24 horas em protesto contra o Sopa e o Pipa, projetos de lei antipirataria que eram discutidos nos EUA. “Acompanhei a discussão desde o início, e nós chegamos até atrasados, em relação à comunidade”, disse. “É a comunidade que controla a Wikipédia. Nós trabalhamos para vocês!”, afirmou, completando que houve uma preocupação quanto ao controle da informação.

Wadhwa disse não querer passar um ponto de vista político sobre o assunto, e sim provar que a tecnologia deve ser usada para amplificar a voz de quem quer expressar alguma opinião. “Esse blecaute representa o poder das pessoas.”

O representante da Wikipédia também falou sobre o Acta, acordo que quer propor um padrão antipirataria internacional. “Qualquer lei que seja feita sem ouvir o povo é ruim. Não estamos sendo ouvidos e precisamos mudar isso”, afirmou.

Contratando no Brasil
O executivo da Fundação Wikimedia reclamou sobre a participação do Brasil na produção da Wikipédia em português. “O Brasil precisa ser mais ativo. Estamos contratando mais pessoas aqui e investindo no país, mas a iniciativa precisa partir da comunidade”, disse. Wadhwa citou uma pesquisa que revela que apenas 2% dos usuários da Wikipédia em português já fizeram ao menos uma contribuição ao site – no mundo, essa porcentagem sobe para 6%.

Entre os planos da Wikipédia para o Brasil também está fazer acordos com operadoras de telefonia para que o acesso à enciclopédia seja gratuito – assim, usuários não precisariam pagar pelo trafego de dados necessários para o acesso. Segundo Wadhwa, acordos semelhantes já foram feitos na África e no Oriente Médio e o programa foi batizado de “Wikipédia zero”.

Serviço
O que é? Campus Party Brasil 2012
Onde? Anhembi Parque – Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo
Quando? De 6 a 12 de fevereiro de 2012
Quanto? As vagas para participar do evento e acampar estão esgotadas. Entrada para o pavilhão de exposições é gratuita.

Fonte: G1.globo.comhttp://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/02/executivo-da-wikipedia-discursa-de-pijama-na-campus-party.html

Por: Eniac

Publicado em: 10 de fevereiro de 2012

Categorias: Sem categoria.