A Energia Solar para o Aquecimento de Água

Atualmente a energia elétrica ter participação preponderante no desenvolvimento e vida do ser humano. Se tratando de energia, desde a sua produção até seu consumo, envolve transformações de recursos naturais, sendo que muitos destes processos causam impactos sócio-ambientais. Como consequência gera discussões globais por ser um influente ao meio ambiente, e foi a partir destas discussões que se originou a o conceito do desenvolvimento sustentável, que seria a solução deste grande problema, pois, obtendo energia de fontes limpas e renováveis, o impacto causado anteriormente seria bem menor, porém, a implantação da sustentabilidade tem sido um grande desafio para a humanidade, esta ação pode diminuir impactos ambientais, mas também pode causar impactos econômicos.
Nos últimos anos, principalmente em razão do problema do aquecimento global, a questão energética tem sido tema central, levando a negociações da convenção do clima como é possível observar no Protocolo de Kyoto. Atualmente, obtêm-se diversas fontes de energia renovável, energia solar, eólica, geotérmica, maremotriz dentre outras, e ainda assim a matriz energética mundial depende de quase 80% de combustíveis fósseis, cuja queima tem grande papel no aumento de gases estufa na atmosfera.
O sol é uma fonte de energia abundante e inesgotável, além de fornecer seu produto de forma não comercial. Apesar de necessitar uma tecnologia para seu uso em sistemas de aquecimento, pode ser utilizada por qualquer pessoa, sendo que é impossível se tornar mercadoria de qualquer empresa ou instituição, e assim se tratando de energias limpas e renováveis, se torna uma boa opção de utilização para qualquer que seja seus fins.
No Brasil atualmente, cresce muito as aplicações da energia solar para o aquecimento de água, principalmente em projetos para pessoas de baixa renda, como conjuntos habitacionais e casas populares. Esta utilização tem grandes vantagens tanto para o consumidor quanto para o fornecedor de energia, pois se reduz o consumo de energia com chuveiros elétricos e outros tipos de aquecedores de água, e assim diminui a demanda em horários de pico, causando menor impacto no sistema de distribuição de energia elétrica.
Existem hoje, várias formas de se utilizar energia a partir do sol, as mais utilizadas são por meio de células fotovoltaicas que, recebem os fótons solares e este causa uma movimentação de elétrons positivos e negativos, com essa movimentação é gerado um fluxo de corrente, tendo assim uma circulação de energia elétrica, esta pode ser convertida para ser usada nas mais diversas aplicações. Outra forma muito utilizada para usar a energia solar é a partir de painéis solares que contém uma placa de absorção com uma tubulação para a passagem de fluídos, com a retenção do calor por uma placa de cobertura e uma placa térmica o fluído é aquecido, e este é bombeado até a sua utilização.

Por: Eniac

Publicado em: 13 de junho de 2014

Categorias: Sem categoria.