Mudança! Quantas vezes você se pegou refletindo e assimilando acontecimentos que permeiam o seu cotidiano?

Um dos fortes componentes desse processo são as tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), que vêm para somar às atividades humanas. Toda e qualquer tarefa burocrática pode ser automatizada, a fim de que os profissionais não necessitem mais realizar tarefas manuais, permitindo assim, que estes profissionais trabalhem menos, com atividades repetitivas e ganhe tempo para propor melhorias nos processos, gerir os negócios, desenvolver novos projetos e propor novas soluções.

Assim, as pessoas, devem estar cada vez mais aptas para se valer de sua capacidade intelectual, pois é esta capacidade e velocidade do aprendizado evidenciado na prática, que será destacado como vantagem competitiva tanto para os indivíduos como para as organizações.

As novas relações com o saber instituem-se entre os indivíduos e tecnologias formando teias complexas de relacionamentos e novas aprendizagens. Neste campo o processo de formação de gestores, a partir da educação acadêmica propiciado pelo ENIAC, sustenta-se desde os trabalhos em equipe, por meio de identificação e análise de demandas do mercado até a criação e implementação de projetos, evidenciando-se a relevância humana, sem deixar de lado a tecnologia como aliada para favorecer trabalhos colaborativos, a exemplo dos APPs do Google for Education.

Estudos do Future for Work (futuro do trabalho) realizado pela Automatic Data Processing (ADP) sinalizam que apresentar mobilidade de trabalho será uma característica de destaque para os profissionais da nova era.

Os alunos do Centro Universitário ENIAC, já se familiarizam com essa prática, por meio de curso na modalidade Flexível, que permite aos alunos estudar em quaisquer espaços, seja em casa, na empresa ou mesmo nas instalações do Centro Universitário, onde irá se deparar com um local de aprendizagem  com características de estação de trabalho, promovendo cenários de aprendizagem produtivos.

O Job Rotation, tendência apontada pelo estudo, provoca um aprendizado em profundidade com visão sistêmica, por meio de movimentação pelas áreas organizacionais. Desta forma, os projetos integradores do ENIAC aproximam os cursos, com o objetivo de proporcionar essa vivência na prática. Futuros administradores, gestores e engenheiros e profissionais das mais diversas áreas, desenvolvem trabalhos práticos que podem ser demandados pelas organizações que, além de permitir “colocar a mão na massa”  podem ser implantados dando visibilidade ao aluno.

Desenvolver talentos e realizar sonhos que ultrapassem os muros da instituição é o negócio do ENIAC.

E ultrapassar os muros da instituição significa pensar em ações de responsabilidade socioambiental, com projetos de consumo consciente, coleta seletiva de anéis de latas de alumínio que contribuem com a doação de cadeiras de rodas para ONGs; campanhas de doação de sangue,doações de alimentos, fraldas e visitas a comunidade.

Projetos que ganham profundidade, também, por meio das pesquisas de Iniciação Científica com publicações e apresentações em congressos. Em 2016, uma pesquisa realizada por dois alunos do curso de Administração foi premiada no Congresso de Iniciação Científica (CONIC) em que foi pesquisado os índices de consumo de álcool entre os universitários do município de Guarulhos.

Outra inquietude dos alunos e tema de pesquisa foram as Relações Étnico Raciais entre jovens do ensino médio nas escolas públicas de Guarulhos. Este artigo foi aceito, será apresentado e publicado  no 15th CONTECSI USP.

Estes exemplos corroboram as competências aqui desenvolvidas e aproximam o saber acadêmico das atividades profissionais. Mudança, palavra que iniciou este post, faz parte do cotidiano gerando oportunidades e as oportunidades são aproveitadas por quem está preparado.

Por Professoras Silvia Regina Guberovic e Maria Helena Veloso Salgado

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 9 de maio de 2018

Categorias: Gestão, Inovação, Mês do Trabalho, Sem categoria
Tags: , .