É provável que você se encaixe em um tipo de estudante. Conheça as características de cada um e veja em qual tipo você mais se identifica

Por, Universia.com

estudante

Estudantes podem possuir algumas características em comum na hora dos estudos. Apesar de, algumas vezes, esses aspectos não serem sempre positivos, é possível contornar eles e ter uma experiência melhor na hora de estudar.

O primeiro tipo de estudantes (e um dos mais comuns) é o que está entediado. A sala de aula é uma grande tortura para ele e estudar ou fazer tarefas em casa é ainda pior. Ele sente como se essas atividades não pudessem ser mais chatas e, por isso, não conseguem manter a concentração por mais de um parágrafo. Mas esse não é um caso perdido: é possível aumentar o interesse nos conteúdos escolares. Esse tipo de estudante deve trabalhar com um sistema de metas e recompensas, ou seja: a cada meia hora estudada, 5 minutos de descanso ou um pedaço de chocolate. As recompensas não devem ser complexas, porque elas tirariam a concentração durante o estudo. Mas com essa estratégia, é possível se envolver mais com os conteúdos e criar certa disciplina durante os estudos.

Outro tipo de estudante bastante comum é o eufórico. Ele não consegue ficar muito tempo sentado, possui diversos pensamentos ao mesmo tempo, tamborila os dedos na mesa e balança as pernas. Se você se identifica com essa descrição, provavelmente a hora dos estudos pode ser um grande desafio. Mas existe uma solução para o seu caso: antes de estudar, faça alguma atividade que o deixe mais relaxado. Vá à academia, jogue vídeo-game, ouça uma música empolgante, etc. Dessa forma, quando você abrir o livro e iniciar a leitura, seu nível de euforia estará menor e a sua capacidade de manter a concentração será maior.

Além desses dois tipos, também podemos encontrar o estudante ocupado, ou seja, aquele que provavelmente estuda e faz diversas atividades durante o dia. Para eles, é impossível ficar mais de uma hora estudando e eles precisam utilizar o pouco tempo disponível para aproveitar ao máximo o momento de estudo. Para essas pessoas, a melhor solução para seus problemas é a organização: elas devem ser organizadas, criar um calendário rígido de estudos e segui-lo com bastante disciplina. Afinal, se elas possuem pouco tempo para estudar, é essencial que nas horas reservadas para isso sejam totalmente aproveitadas.

Por fim, o último tipo comum de estudante às vezes está diretamente conectado com o estudante ocupado. É a pessoa que está constantemente cansada e, por isso, não consegue ter disposição para estudar. Enquanto eles leem os livros, seus olhos vão se fechando e eles só pensam em dormir. Independentemente do motivo do seu cansaço, é essencial que ele deixe de lado a indisposição e foque nos estudos. Uma das possíveis soluções para esse problema é vestir uma roupa mais adequada. Se você estiver estudando em casa, deixe os pijamas guardados e coloque uma calça jeans e camiseta. Além disso, considere fazer um exercício físico leve, como uma caminhada de 20 minutos, para aumentar o ânimo.

Com essas dicas, independentemente do seu problema, será mais fácil resolver ele e, assim, melhorar o seu desempenho enquanto estuda. Bons estudos!

Por: Eniac

Publicado em: 1 de outubro de 2014

Categorias: Sem categoria
Tags: , , , .