Algumas atitudes nunca devem ser tomadas quando se quer fazer uma boa apresentação. Descubra 5 delas

Dicas para uma boa apresentação Eniac

Os slides devem guiar a sua apresentação, e não o seu texto de apoio

Quem tem que fazer apresentações profissionais ou em trabalhos acadêmicos conhece bem as suas dificuldades. Gesticular com cuidado, agir naturalmente e falar as coisas certas podem parecer atitudes simples num primeiro momento, mas se transformam em grandes dificuldades na hora de coloca-las em prática. Para ajudar você a tornar esse momento menos tenso, separamos 5 atitudes que você NÃO deve ter para fazer uma boa apresentação:

1- Impedir perguntas: Não tente impedir perguntas. Você pode até dizer que reservará um tempo no final da apresentação para responder questionamentos, no entanto isso fará com que as pessoas sintam que não podem interagir e, assim, percam o interesse.

2- Ler: Nós sabemos que você talvez tenha lido algo sensacional e queira transmitir à plateia, mas acredite: ler longos trechos não é a melhor ideia. Ao invés disso, transmita os principais pontos que o atraíram e sugira a leitura da publicação completa às pessoas dizendo o nome do autor e informações sobre o livro, por exemplo.

3- Pedir para que as pessoas desliguem seus aparelhos eletrônicos: Fazer apresentações enquanto pessoas usam celulares para enviar mensagens ou ser interrompido por uma ligação não é agradável, mas pedir para que os aparelhos eletrônicos sejam desligados é ainda pior. Isso transmite uma imagem autoritária, além de deixar as pessoas desconfortáveis.

4- Colocar muito conteúdo nos slides: Os slides devem guiar a sua apresentação, e não o seu texto de apoio. Quando maior for a quantidade de textos e imagens presentes num mesmo quadro, menor será o interesse da plateia, pois o excesso de informação faz com que as pessoas sintam preguiça de ler. Portanto, coloque algo atraente em cada slide, como uma imagem ou um vídeo, e não todo o conteúdo que você tiver.

5- Dizer que terá que apressar a apresentação: A plateia não tem culpa se você esqueceu-se de um compromisso ou se algo surgiu de última hora. Dizer que tem algo a fazer e que apressará a apresentação soa rude, pois faz parecer que você dá pouca importância à sua palestra e prefere priorizar outros afazeres, portanto evite! Se algo inadiável surgir repentinamente você até pode se apressar, mas faça de forma discreta e evitando perder a qualidade do conteúdo.

 

Fonte: Universia Brasil

Por: Eniac

Publicado em: 3 de julho de 2014

Categorias: Sem categoria
Tags: , , , , .