Conheça a técnica do arco-íris e saiba como utilizá-la nos estudos e redação

Já imaginou utilizar as cores para estudar? A técnica do arco-íris consiste em aplicar cores diferentes para organizar anotações e montar fichas de estudos. Ela foi desenvolvida pela professora mestre em literatura portuguesa, Eliane Limonti.

Ela explica que a classificação dos conteúdos ajuda na revisão e também pode ser aplicada nas provas de redação.

Segundo Limonti, o segredo para construir um bom texto no ENEM é leitura. Além dos jornais para manter-se atualizado, o estudante deve prestar atenção em valores como ética e individualidade.

Vale apostar em fontes como bibliotecas, professores e sites diversos, e uma dica é debater temas e informações em rodas com os amigos.

Com o conhecimento em dia, é hora de se organizar. A divisão das cores na redação deve separar teorias acadêmicas, argumentos históricos, atuais, artísticos e/ou reflexivos. Cada item recebe uma cor diferente.

A professora explica que a técnica funciona porque a maioria das pessoas possui inteligência visual e consegue relacionar os conteúdos através da imagem mental formada pela cor. Veja aqui um exemplo e aprenda a usá-la para mandar bem nos dias 3 e 4 de novembro.

Fonte: Ligado na faculhttp://www.ligadonafacul.com.br/noticias/3224-cores_ajudam_na_preparacao_para_o_enem.html

Por: Eniac

Publicado em: 8 de outubro de 2012

Categorias: Sem categoria.