As aulas práticas de culinária no Colégio Eniac, além de um momento de brincadeira e união, apresentam muita concentração, aprendizagem, criatividade e responsabilidade. As professoras Priscila Circelli, Solange Mourão e Vivian Andrade praticam essa atividade com as turmas do  Ensino Fundamental I (3º e 4º Ano) , contribuindo para a alfabetização dos alunos de uma forma alegre e descontraída.

Image

A interação entre as crianças, desperta a curiosidade em conhecer e experimentar as receitas apresentadas, bem como, o aprendizado adquirido ao “colocarem a mão na massa”. São receitas fáceis que contribui para uma dinâmica até mesmo depois das aulas permitindo que as atividades sejam realizadas em suas casas junto com seus familiares.

De acordo com pesquisa realizada por especialistas, essas atividades acabam criando habilidade e mais conhecimento nas seguintes matérias dos alunos:

Português: Por meio das receitas e dos rótulos das embalagens, as crianças melhoram a leitura, a capacidade de interpretação e aprimoram o vocabulário.
Matemática: Ajuda com conceitos de soma, subtração, divisão e multiplicação e jogos de estimativa e trabalha unidades de medidas (quantidade, tempo, temperatura, massa, entre outros).
Ciências: A utilização dos mais variados ingredientes ajuda a conhecer sua origem, os estados físicos de cada um deles e a diferença entre material orgânico e não-orgânico.
Geografia: Ainda em relação aos alimentos, pode-se estudar a região de onde vêm os alimentos – como o tipo de solo, clima e hidrografia.
História: Estuda-se a cultura das regiões por meio de seus hábitos alimentares.
Artes: Ao modelar e imaginar novas formas de preparar os alimentos.

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/aulas-culinaria-educacao-infantil-635178.shtml

Por: Eniac

Publicado em: 27 de março de 2013

Categorias: Sem categoria.