Site disponibiliza locais de provas do exame de 3 e 4 de novembro.
Cartões de confirmação serão entregues pelos Correios.

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar os locais onde vão fazer a prova no site do Enem. É preciso digitar o CPF e a senha de inscrição.

Já os cartões de confirmação de inscrição  começaram a ser distribuídos na quarta-feira (10), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A previsão é de que até o fim deste mês  todos os inscritos recebam seus cartões pelos Correios.

O site do Enem já permite aos candidatos consultarem seus locais de prova (Foto: Reprodução)

O cartão contém o número de inscrição; data, hora e local de realização das provas; indicação do atendimento diferenciado e/ou do atendimento específico solicitados; opção de língua estrangeira; e solicitação de certificação (se for o caso).

Exemplo do cartão de confirmação usado no Enem
de 2010 (Foto: Flávia Cristini/G1)

Segundo Inep, os candidatos da região Norte vão receber primeiro os cartões de confirmação do Enem.

Esta edição do Enem vai contar com um recorde de inscritos: 6,5 milhões de pessoas. As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação.

A partir de segunda-feira (15), os inscritos também terão a opção de imprimir o cartão por meio do hotsite do Enem. Quem tiver problemas pode entrar em contato com o Ministério da Educação pelo telefone 0800-616161.

As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No dia 3 de novembro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.

Necessidades especiais
No total, 28.295 candidatos ao Enem solicitaram atendimento especial em razão de serem pessoas com necessidades especiais. Outros 85.662, que se declararam sabatistas, pediram autorização para fazer prova a partir das 19 horas, pois devem guardar o sábado por motivos religiosos. As pessoas com necessidades especiais, que fazem as provas no mesmo horário que os demais participantes, poderão contar com tempo adicional de 60 minutos, dependendo do tipo e do grau de suas deficiências.

Estes candidatos terão acesso a:
Braille – Prova em linguagem específica para cegos;- Prova ampliada (impressa com fonte de tamanho 24 e com imagens ampliadas para facilitar a leitura por parte de pessoas com deficiência visual);

– Tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais – Libras (profissional habilitado para mediar a comunicação entre surdos e ouvintes e, no ato da prova, esclarecer dúvidas na leitura de palavras, expressões e orações escritas).

– Leitura labial (serviço de leitura da prova a pessoas com deficiência auditiva que não desejam a comunicação por meio de Libras, mas que se valem de técnicas de interpretação e da leitura dos movimentos labiais).

– Auxílio ledor (leitura da prova para pessoas com deficiência visual, deficiência intelectual, autismo, déficit de atenção ou dislexia).

– Auxílio para transcrição (ajuda no preenchimento das provas objetivas e discursivas para participantes impossibilitados de escrever ou de preencher o Cartão de Resposta).

– Guia-intérprete: (profissional especializado em formas de comunicação e técnicas de guia, tradução e interpretação para mediar a interação entre as pessoas com surdocegueira).

– Mobiliário acessível (mesas, cadeiras ou carteiras que garantam a realização das provas com conforto e segurança).

– Sala de fácil de acesso (local de prova com acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida).

– Sala para lactentes (sala para a acomodação de crianças em fase de amamentação, onde a responsabilidade pelos cuidados da criança será do adulto indicado pelo responsável legal).

– Sala especial (sala extraordinária destinada a acolher participantes em condições que recomendem a sua separação dos demais, como em caso de doenças infecto-contagiosas).

– Classe hospitalar (ambiente em que, no interior das instituições hospitalares ou afins, participantes serão atendidos, desde que estejam internados para tratamento de saúde e tenham comunicado sua condição no momento da inscrição).

Fonte: G1.globo.comhttp://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/10/candidatos-ja-podem-consultar-os-locais-onde-farao-provas-do-enem.html

Por: Eniac

Publicado em: 15 de outubro de 2012

Categorias: Sem categoria.