Técnicos liderados por Shuro Nakajima, do Instituto Tecnológico de Chiba, no Japão, criaram uma cadeira de rodas robótica que é capaz de subir escadas. Usando um sistema de motores e quatro rodas motrizes, a cadeira é capaz de superar degraus, obstáculo muito comum no cotidiano de quem depende de uma cadeira de rodas para se locomover.

Sensores e sistemas embarcados permitem que rodas superem obstáculos pelo caminho (Foto: Reprodução)
Sensores e sistemas embarcados permitem que rodas superem obstáculos pelo caminho (Foto: Reprodução)

Robótica, a cadeira tem um sistema de navegação totalmente automatizado. O usuário define a rota através de um joystick e sensores do equipamento calculam o percurso mais adequado e calculam os movimentos e operações necessárias para superar eventuais obstáculos pelo caminho.

Entre esses diversos cálculos e operações, estão comandos essenciais para o conforto e segurança. Se, por exemplo, o caminho levar a cadeira e seu ocupante a um local onde o chão esteja em desnível, a cadeira regulará sozinha o assento, mantendo seu usuário sempre numa posição plana.

Até o momento, a equipe de engenheiros coordenada por Shuro Nakajima considera a cadeira de rodas robótica um modelo conceitual. Deixando de lado o primeiro protótipo, a equipe volta às pranchetas para desenvolver um modelo mais evoluído e ágil da cadeira. O próximo passo dos pesquisadores é desenvolver a usabilidade do aparelho para que ele se torne ainda mais cômodo para as condições de uso no mundo real.

No vídeo abaixo, você pode ver a cadeira em operação:

Fonte: Tech Tudohttp://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2012/10/cadeira-de-rodas-robotica-sobe-ate-escadas.html

Por: Eniac

Publicado em: 18 de outubro de 2012

Categorias: Sem categoria.