Os alunos do Curso de Pedagogia do Centro Universitário ENIAC colocaram, literalmente, a mão na massa para aprender sobre Ciências.

Do ponto de vista metodológico, as aulas práticas podem ser usadas para engajar os alunos ao processo de aprendizagem, além de tornar mais claras as aulas teóricas, firmar conteúdos e dar mais visibilidade aos fenômenos biológicos, facilitando o processo de ensino e aprendizagem.

Na aula proposta para a unidade curricular de Ensino de Ciências e Tecnologia, os alunos foram convidados a preparar massas de modelar caseiras e desenvolver uma aula de Ciências, com a utilização deste material para a confecção de modelos didáticos.

Os temas propostos foram: corpo humano, fósseis, frutas, metamorfose da borboleta, desenvolvimento de um vegetal, da semente a vida adulta.

Os alunos se envolveram e foram os protagonistas desta aula, dando um verdadeiro show sobre os conteúdos abordados, além é claro, de se divertirem na construção dos modelos e aprenderem mais sobre os conteúdos que terão que tratar com seus futuros alunos, em sala de aula.

Com criatividade e inovação foi possível aprender que muito pouco é preciso para trazer ciências para as crianças de forma prática e ativa!

 

 

 

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 6 de setembro de 2018

Categorias: Aprendizagem Ativa, Educação, Faculdade, Sem categoria
Tags: , , , .