Você acha que enfrentar a redação do Enem é uma tarefa muito complicada? Essa costuma ser a parte mais temida do exame para boa parte dos candidatos.

Mas fique sabendo que, com uma boa preparação, você pode garantir uma excelente nota na prova.

Descubra como aqui mesmo! Veja abaixo as dicas de como se preparar e o que fazer no dia do exame.

Como se preparar para a prova de redação do Enem

1. Acompanhe as notícias

O tema da redação do Enem costuma tratar sobre alguma questão social, cultural ou política. Por isso, para ser capaz de escrever um bom texto, você deve acompanhar o que acontece no Brasil e no mundo.

Separe um momento do dia para ler as notícias. Mas saiba que só ler não basta. Lembre-se de fazer a leitura com um olhar crítico e refletir sobre os acontecimentos.

2. Treine bastante

Praticar a escrita é fundamental para se sair bem na redação. Separe pelo menos um dia da semana para isso e aos poucos você vai perceber os avanços.

Uma sugestão é buscar as propostas de redação dos anos anteriores. Assim, você se familiariza com o modelo de prova e treina suas habilidades como se fosse o dia da prova.

3. Leia artigos de opinião

Na redação, os candidatos devem manifestar uma opinião sobre o tema. Ou seja, usar argumentos para defender um ponto de vista.

Para que você tenha um bom repertório, crie o hábito de ler artigos de opinião de revistas e jornais. E, claro, vale a pena conferir argumentos diferentes sobre um mesmo assunto.

Redação do Enem - notícias

Dicas para mandar bem no dia da prova

4. Reserve tempo suficiente

Não saber administrar o tempo é um dos principais erros cometidos pelos candidatos na prova do Enem. Portanto, lembre-se de deixar tempo suficiente para fazer a redação com tranquilidade.

5. Entenda bem o tema

Leia a proposta e garanta que você entendeu o tema antes de começar a escrever. Não deixe a pressa tomar conta de você, pois isso pode te prejudicar.

Reflita sobre o tema proposto para desenvolver os argumentos com cuidado. Sem isso, não é possível fazer um bom texto.

Redação do Enem - prática

6. Use o rascunho

Todos os candidatos recebem uma folha destinada ao rascunho. E ela obviamente não está ali por acaso. Faça uso dela!

Jamais escreva direto na folha de redação para evitar as rasuras. Até porque você provavelmente vai fazer alterações depois.

7. Revise o texto

Antes de passar a redação a limpo, revise todo o texto com cuidado. Veja se não está fugindo do tema, se a estrutura está correta e tudo mais.

Além disso, seja criterioso para não deixar passar nenhum erro de ortografia, gramática, concordância, etc. E atenção: manifestações preconceituosas significam nota zero na prova.

Não encare a redação do Enem como um monstro

A redação do Enem é, de fato, desafiadora. Porém, tirar uma boa nota não é nenhuma missão impossível. Siga estas dicas, estude bastante e, sobretudo, mantenha a tranquilidade no dia da prova.

Que o seu próximo desafio seja apenas o de decidir qual carreira seguir. Baixe o infográfico para aprender a escolher a melhor opção de curso no Sisu.