Você pode até achar que ter uma graduação não vai fazer muita diferença na sua carreira. Afinal, milionários como Steve Jobs, Mark Zuckerberg e Bill Gates nunca receberam o diploma. Mas o mercado de trabalho brasileiro ainda reconhece a importância da faculdade.

O Brasil é o país que oferece mais oportunidade e melhores salários a quem tem ensino superior. Para se ter uma ideia, quem tem uma graduação de nível superior ganha 2,5 vezes mais do que alguém que cursou apenas o Ensino Médio.

Porém, o salário é somente um dos motivos para te fazer compreender a importância da faculdade para o percurso profissional. Preparamos uma lista de motivos para te ajudar a entender porque o sucesso do seu futuro depende disso. Confira!

1. Acesso a conhecimento de ponta

Se você está pesquisando sobre a importância da graduação, já deve ter cruzado com as palavras “ensino, pesquisa e extensão”. Bom, esse é o famoso tripé do Ensino Superior brasileiro, determinado pela Constituição Federal.

Por excelência, faculdades devem funcionar como centros de pesquisa, gerando inovação e conhecimento de ponta. Isso significa que professores são também pesquisadores, com acesso ao que há de mais novo na sua área de estudos e com a possibilidade de transmitir essas atualizações aos alunos.

2. A importância da faculdade para o crescimento pessoal

Mais do que receber um pacote de conhecimento embrulhado num padrão de ensino, a faculdade vai te proporcionar outros tipos de aprendizado. Os prazos, os trabalhos, os diferentes estilos de ensinar de cada professor te farão aprender sobre si mesmo, sobre como lidar com pressão e sobre como melhorar nas relações humanas.

Além disso tudo, você vai ter a oportunidade de conhecer pessoas que vêm de realidades diferentes da sua e com ideias que divergem daquilo que você acredita. Essa tipo de socialização tão plural te ajudará a aprender a ouvir, a negociar, a se comunicar melhor e a ter empatia.

Algumas dessas características são chamadas de Soft Skills: habilidades que não são específicas do ofício, mas que pesam muito na hora de ser contratado em uma empresa. Isso porque elas têm a ver com a capacidade de cada um se relacionar coletivamente e resolver problemas da melhor maneira possível.

É também durante a faculdade que você constrói parte da sua rede de contatos profissionais, com amigos, colegas e professores que podem lembrar de você quando souberem de uma vaga ou precisarem de algum tipo de serviço.

importância-da-faculdade

3. Mais chances no mercado

A importância da faculdade fica mais do que comprovada quando o assunto é empregabilidade. Isso vale principalmente para quem está chegando ao mercado de trabalho. Os recrutadores vão comparar currículos na hora de decidir qual dentre candidatos é o mais adequado para determinada vaga.

Nesse caso, o diploma pode ser o fiel da balança. Ainda mais no caso de profissões que exigem um certificado para o exercício da atividade como engenharias, direito, medicina etc.

4. Oportunidades no exterior

É por meio da faculdade que o aluno pode ter experiências valiosas, como um intercâmbio. Muitas instituições de ensino superior possuem um setor de relações internacionais ou parcerias com núcleos fora do Brasil.

As vantagens de estudar no exterior são muitas e amplificam a importância da faculdade na carreira. Entre os pontos positivos de estudar no exterior estão:

  1. Acesso a um sistema de ensino diferente do brasileiro e aprendizado por meio de novos métodos e ritmos de ensino;
  2. Oportunidade de estagiar em empresas no exterior;
  3. Aprendizado de um novo idioma, que é fator importantíssimo na hora de conquistar melhores oportunidades e salários;
  4. Experiência de vida em uma cultura diferente, que vai te tornar mais resiliente e aberto às mudanças.

5. Continuidade dos estudos

Bom, só quem passa pelo Ensino Superior pode dar continuidade aos estudos e ingressar em um mestrado, doutorado, MBA ou qual quer outro tipo de pós-graduação. Além de ampliar sua área de atuação ao dar continuidade aos estudos, pesquisas mostram que ter uma pós no currículo aumenta ainda mais as chances de um bom salário.

Em cargos de diretoria, por exemplo, a diferença salarial entre executivos, que possuem pós-graduação ou MBA em comparação aos que não possuem essa formação, é de 47,2%. Impressionante, não?

6. Realização de propósitos

A faculdade pode ser o primeiro passo da jornada que você imaginou para a sua carreira. Pode parecer sentimental falar de sonhos junto com vida profissional, mas se você vai passar boa parte da vida trabalhando, é justo que seja com algo que te traga algum tipo de satisfação, certo? Fazer uma graduação pode ser a porta de entrada não apenas para realizar seus sonhos de carreira, mas de viagens ou outras conquistas aquisitivas.

Agora que você já entendeu qual a importância da faculdade para a sua vida profissional que tal descobrir ainda mais sobre a carreira administrativa? Preparamos o e-book Sucesso profissional: como chegar ao topo da carreira administrativa. Clique aqui para fazer o download gratuito desse material.