A prova do Enem é um grande desafio na vida dos estudantes. E não é à toa, já que uma boa nota significa ter a chance de fazer uma faculdade ou até mesmo conseguir uma bolsa de estudos.

Porém, algumas atitudes podem comprometer a realização desse sonho. Veja, a seguir, quais são os 8 erros mais comuns que você não pode cometer.

prova do Enem - cta1

Erros para evitar durante os estudos

1. Falta de planejamento

Ter uma rotina de estudos é algo obrigatório na preparação para a prova do Enem. Considerando o volume de conteúdo, sem um planejamento adequado fica bem mais difícil revisar as matérias mais importantes. 

Um cronograma ajuda você a não se perder pelo meio do caminho.

2. Descansar pouco

Embora você tenha que se dedicar, estudar dia e noite sem parar não ajuda. Isso porque o cérebro precisa de descanso para funcionar melhor.

Dormir bem, fazer intervalos e separar momentos para relaxar é importante. Afinal, o descanso favorece a concentração e a memorização.

3. Evite as distrações

Para não perder o foco, procure um ambiente silencioso e com o mínimo de distrações. Quem estuda sabe que prestar atenção nos livros é difícil quando alguém está falando, a televisão está ligada ou o celular não para de receber notificações.

4. Não treinar

A prática é tão fundamental quanto estudar a parte teórica. Procure os exames anteriores e tente respondê-los como se fosse o dia da prova do Enem, controlando o tempo e todos os outros fatores.

O mesmo vale para a redação. É preciso treinar bastante para se sair bem no dia sem se desesperar com o tempo.

5. Deixar de acompanhar as notícias

Não se esqueça de que o Enem é um exame cujas questões assim como o tema da redação tratam de assuntos da atualidade. Portanto, você precisa estar em dia com o que acontece no Brasil e no mundo.,

Prova do Enem - estudo

O que não fazer no dia da prova do Enem

6. Ficar ansioso demais

É normal se preocupar com o exame, já que ele é um dos meios para você fazer um curso superior. Mas você não pode deixar a ansiedade te dominar, pensar no que não estudou ou seja lá o que for. 

Respire fundo, pense positivo e foco na prova!

7. Chegar atrasado

Se você se atrasar para a prova do Enem, não adianta chorar nem implorar, porque você não vai poder entrar. 

Confira o horário de fechamento dos portões e saia de casa com antecedência para não correr o risco de ficar para fora!

8. Não controlar o tempo

Para ter sucesso no exame, mais do que saber o conteúdo, você precisa administrar o tempo com cuidado. Não faça a prova correndo e nem gaste tempo demais em uma única questão para não comprometer as demais.

Prova do Enem: fique ligado!

Esta lista não foi feita para te assustar, mas para você saber o que não fazer durante os estudos e no dia da prova do Enem. 

Ao evitar esses erros, as suas chances de conseguir uma boa nota são bem maiores!

E na hora de decidir sobre os rumos acadêmicos? Passar um ano estudando e ainda pensar sobre isso é complicado. 

Veja o passo a passo para você acertar na escolha do curso no Sisu!

prova do Enem - cta2