Até aqui, você já teve a chance de explorar alguns fatos sobre a faculdade de Direito. Essa graduação é uma das mais tradicionais e é uma escolha adequada para quem tem o perfil que se encaixa. Agora, chegou o momento de se aprofundar outros conhecimentos para se preparar.

Afinal, quanto maior for o seu entendimento quanto ao tema, mais simples será tomar uma boa decisão. No final, isso garante muita satisfação com os estudos e com a carreira escolhida. Quer coisa melhor?

Na sequência, veja 4 coisas que você tem que descobrir sobre a faculdade de Direito e compreenda quais são as possibilidades!

1. O papel da Prática na Assistência Judiciária

Entender das diversas leis e jurisprudências é muito importante para se tornar um profissional de sucesso. No entanto, também é preciso saber colocar tudo em prática para obter bons resultados. Nesse sentido, a Prática na Assistência Judiciária é essencial.

Em muitas instituições, o contato com a profissão começa apenas no 7º período. Como são 10 ao total, é uma alternativa um tanto quanto tardia. Já na Eniac, os alunos praticam o Direito desde o 2º período na modalidade integral e desde o 5º na versão regular.

Isso oferece destreza e integração com a profissão, além de uma boa aplicação do que é aprendido na sala de aula.

faculdade de direito

2. O exame da OAB

O Exame de Ordem é realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e é um dos testes mais importantes para quem se forma na faculdade de Direito. Trata-se de um exame que visa a avaliar os conhecimentos dos profissionais nas diversas áreas.

O edital é modificado a cada ano e inclui vários temas, como Direito Civil, do Trabalho, Processual Civil, Penal, Tributário e assim por diante. A primeira fase conta com 80 questões objetivas e é preciso acertar 50% delas para passar para a segunda.

Na seguinte, há a redação de uma peça profissional e quatro questões discursivas. Para obter a aprovação, é necessário tirar o mínimo de 6, de 10 pontos possíveis. Quem recebe a aprovação na última etapa pode atuar como advogado, como em escritórios.

A prova é realizada uma vez por ano, em cidades especificadas. A primeira fase acontece ainda no primeiro trimestre do ano e a segunda, cerca de 2 meses dois.

3. O mercado de trabalho

Uma das características marcantes dessa profissão é que é possível escolher diversas áreas de atuação. Como há vários aspectos da lei, um bacharel em Direito tem a chance de se especializar em Direito da Família ou Administrativo, por exemplo.

Além dessa questão de especialização, há um mercado de trabalho amplo em relação aos setores. Quem decide atuar no segmento público tem a chance de fazer concursos variados, como para juiz, delegado, promotor ou defensor público — apenas para citar alguns.

Na área privada, é possível abrir o próprio escritório ou se juntar a um, oferecer assistência jurídica para empresas ou pessoas físicas e tantas outras possibilidades. Na prática, a oferta de emprego é ampla e atende a vários perfis.

faculdade de direito

4. A escolha de uma boa faculdade de Direito

Para ter sucesso na carreira, é importante ter uma formação sólida e que traga as melhores características. Além de conferir a matriz curricular e os professores responsáveis, avalie a possibilidade de maneira completa.

Além de ter uma grade adequada e excelentes profissionais, a Eniac oferece uma formação profissionalizante e com experiência exclusiva. A instituição também usa a tecnologia para otimizar o aprendizado. São jogos para criações de cenários, softwares utilizados em escritórios e bibliografia virtual completa.

Você ainda terá acesso à Prática de Assistência Jurídica, com simulações de tribunais e processos e participação em empresas do ramo. Para completar, há uma preparação exclusiva para o exame da OAB, o que favorece o sucesso profissional.

Com esses conhecimentos sobre a faculdade de Direito, será mais fácil tomar a decisão adequada rumo a uma formação completa. Assim, você terá a chance de seguir a carreira com maiores probabilidades de êxito.

Quer tirar as suas dúvidas? Entre em contato com a Eniac pelo WhatsApp e fale com a nossa consultora que o está esperando!