Quem ingressa no curso superior acha que a vida acadêmica se resume às paredes da sala de aula. Porém, ao escolher um centro universitário completo, é possível aproveitar diversas oportunidades. Entre elas, há o projeto de pesquisa na faculdade.

Trata-se de uma excelente maneira de aprender e se aprofundar em um estudo específico. Também é uma decisão versátil e repleta de outros benefícios.

Para que não restem dúvidas, conheça a oportunidade de participar de um projeto de pesquisa na faculdade e saiba como aproveitar essa alternativa.

Afinal, o que é o projeto de pesquisa?

Esse processo é voltado para a investigação científica. A partir de vários métodos e técnicas, é possível conhecer melhor um assunto e até fazer descobertas sobre determinado tema.

O desenvolvimento é acompanhado por um orientador e os assuntos são variados. Trata-se de uma ferramenta ligada à metodologia ativa de ensino e que permite que você conheça a prática do que acontece em sala de aula.

Como entrar para um projeto de pesquisa na faculdade?

Agora que já conhece essa possibilidade de investigação e aprofundamento em tema, é preciso saber como participar de um projeto.

Primeiramente, opte por uma Universidade com estrutura e metodologia voltada para essa abordagem. Fique de olho antes de fazer sua escolha de graduação para poder aproveitar a alternativa.

A porta de entrada, normalmente, é a Iniciação Científica. É um programa “básico” e que contempla estudantes dos períodos iniciais. Ao encontrar um tema de interesse, é possível propor um trabalho ou se juntar a um grupo que já existe.

Também é muito importante ter o apoio de um professor. Vários “anunciam” as vagas para interessados, mas vale conversar com seu profissional preferido para verificar a possibilidade.

Ao longo do desenvolvimento, aprenderá a colocar algumas técnicas em prática, como a metodologia de pesquisa acadêmica e a produção de textos voltados para essa área.

Além dos conceitos da sala de aula, você se aprofundará em um tema específico e poderá conhecer novas facetas do assunto.

projeto de pesquisa na faculdade

Quais os benefícios de se envolver com um?

Desenvolver essa atividade traz muitas vantagens para os seus estudos e sua carreira. Na sequência, veja quais são alguns dos pontos positivos de destaque!

Publicação acadêmica

O resultado de um projeto de pesquisa na faculdade, normalmente, é a publicação acadêmica. O trabalho é resumido e pode ser apresentado em eventos da área ou publicado em periódicos de prestígio sobre o tema.

Facilidade para o TCC

Com esse contato inicial com a produção acadêmica, você terá maior facilidade para executar o trabalho de conclusão do curso (TCC). Dependendo do caso, ele também pode ser usado como base, de modo que o projeto final aprofunde ainda mais a pesquisa.

Criação da rede de contatos

Ao participar de um projeto do tipo, ficará em contato com o professor, com outros alunos e demais pesquisadores. Em eventos profissionais, poderá apresentar o seu trabalho a outras pessoas da área de atuação. Assim, é possível fortalecer o networking e conseguir os seus primeiros contatos.

Pontuação para mestrado e doutorado

Boa parte dos programas de mestrado e doutorado inclui provas e análises de currículo. Ao ter publicações acadêmicas relevantes, você ganha pontos extras e tem chances maiores de obter a vaga desejada.

Aprofundamento do conhecimento

O propósito de um projeto de pesquisa na faculdade é garantir aprofundamento sobre um tema específico. Com a participação, você consegue ter um entendimento mais amplo sobre o assunto e, dependendo do caso, pode até decidir se especializar.

Desenvolvimento de competências

Além da parte técnica, a participação ajuda a desenvolver habilidades e competências. O trabalho em equipe e os relacionamentos interpessoais, por exemplo, são favorecidos. Com as características adequadas, é possível criar o perfil profissional ideal.

O projeto de pesquisa na faculdade é uma excelente oportunidade para fortalecer capacidades técnicas e comportamentais. Com uma boa escolha, você reforça seu currículo e sua produção acadêmica — então, vale a pena considerar.

Conheça os cursos da Eniac e explore as possibilidades para usar essa ferramenta de metodologia ativa!