Há vários séculos, na época das grandes guerras feudais, foi quando a humanidade começou a saber o que é Logística. De lá para cá, muita coisa mudou, mas esse conceito permanece relevante nos dias de hoje. Inclusive, reúne etapas essenciais para o bom desempenho de um negócio.

Se quiser trabalhar em uma área em constante evolução e cada vez mais relevante, esse pode ser o ramo certo para você. Mas para mandar bem e chegar ao sucesso, é fundamental mergulhar nesse assunto e conhecer o que o setor traz, antes de iniciar a graduação.

Para não ter dúvidas ao se preparar para a carreira, veja o que é Logística e entenda tudo o que ela tem a oferecer!

O que é Logística e por que ela é importante para uma empresa?

Procurar no dicionário o significado da palavra não dará a dimensão exata desse setor e da sua relevância. Afinal, a Logística compreende todas as ações para gerenciar e utilizar os recursos da melhor maneira. O principal objetivo da área é garantir que a empresa consiga entregar o que foi prometido para o cliente no momento da venda.

Como negócios diferentes têm características distintas, há diversos tipos de atuação nesse sentido. Mais que saber o que é Logística, é fundamental entender que há vários “caminhos” para seguir nessa profissão.

É possível atuar com a Logística Integrada, também conhecida como Supply Chain ou cadeia de suprimentos. Outras modalidades incluem a reversa, a de suprimentos, a empresarial e assim por diante. Em todos os casos, ela é altamente importante pelos resultados que oferece. Continue a leitura e descubra as razões!

Reduz custos e desperdícios

Com uma boa atuação logística, é possível aproveitar ao máximo os suprimentos e evitar perdas e desperdícios. Isso ajuda a empresa a reduzir os custos, o que leva a um aumento da lucratividade.

Melhora a experiência dos clientes

Ao saber o que é Logística, fica claro como ela influencia percepção dos clientes. Acertar nesse sentido significa cumprir as “promessas” feitas na hora da venda ou contratação. Como consequência, os clientes ficam mais satisfeitos e a imagem da empresa tem um reforço positivo.

Oferece vantagem competitiva

Inclusive, a atuação correta permite que os negócios se destaquem dos concorrentes. Isso acontece tanto pela qualidade e satisfação quanto pelo alcance de novos mercados. Então, há novas possibilidades de crescimento e de se firmar no setor

O que faz um profissional da área?

Quem se forma na área de Logística tem a oportunidade de trabalhar em diversos segmentos. Indústrias, atacadistas, distribuidoras e até varejistas precisam dessa área. Mesmo o e-commerce, que se baseia no ambiente virtual, depende de uma logística bem-sucedida. Portanto, não faltam opções.

A variedade também surge em relação às áreas de atuação e tarefas desempenhadas. Então, que tal conhecer como poderá ser a sua rotina? Veja o que faz um profissional da área!

Elaboração do planejamento

Uma atividade logística de sucesso depende de um bom planejamento. Por isso, um profissional da área pode ser o responsável por elaborar o plano com metas, objetivos e estratégias que serão aplicadas.

Nessa função, você terá que avaliar as necessidades de cada negócio e como é possível atendê-las por meio da logística. Também é válido considerar quais serão os recursos utilizados e como tudo será medido.

Gestão de fornecedores

Contar com bons parceiros é muito conveniente para ter uma Logística adequada. Por isso, você terá a chance de atuar na gestão de fornecedores e contratos. Nesse caso, será o responsável por escolher as empresas parceiras e por selecionar os recursos necessários.

É o caso de selecionar o fornecedor de produtos ou de matéria-prima, bem como as transportadoras ou até os softwares logísticos. O acompanhamento dos documentos e dos prazos também é essencial para que tudo ocorra conforme o esperado.

Controle de estoque

O armazenamento de recursos permite que a empresa tenha como fabricar itens ou vendê-los, já prontos, para os clientes. Por isso, como profissional da área será sua a responsabilidade sobre o controle de estoque.

É preciso acompanhar as entradas e saídas dos itens, como anda o uso e se há algum item “encalhado”. Afinal, estoque é dinheiro parado do negócio e requer a atenção para não gerar a perda de oportunidades.

O que é Logística - mercado

Gerenciamento de recursos

A sua atuação será necessária, ainda, para gerenciar os recursos logísticos disponíveis, em cada situação. Se a empresa tem uma frota própria, é fundamental cuidar dos veículos. Se houver várias unidades para o estoque, isso também deve ser considerado.

Além de tudo, é preciso gerenciar o capital humano, ou seja, os profissionais do setor e o dinheiro disponível. Assim, é possível garantir o melhor aproveitamento na conquista de resultados.

Planejamento de movimentações e entregas

Outra responsabilidade na sua atuação como profissional de Logística tem a ver com a movimentação de recursos e entrega de pedidos. Você deverá planejar como as matérias-primas e/ou produtos finalizados devem ser enviados para um centro de distribuição, por exemplo.

Também tem que cuidar do despacho de pedidos para o cliente, da escolha do meio de transporte e até da criação de rotas otimizadas. Isso permite atuar sem atrasos ou perdas.

Monitoramento de operações

Para ter a certeza que o planejamento tem sido cumprido, ainda é necessário ficar de olho nos resultados das operações. Você terá que acompanhar os indicadores das tarefas, como a taxa de atraso nas entregas ou o inventário de estoque com o total de produtos.

Com essas informações, terá o que é indispensável para tomar decisões melhores e otimizar a performance.

Qual é o perfil de quem trabalha com Logística?

Depois de saber o que é Logística e quais são as suas funções, vale a pena entender se você tem o perfil certo. Com as habilidades profissionais desejadas, as suas chances de sucesso no mercado de trabalho ficam maiores. Então, conheça as características necessárias para quem atua na área.

Flexibilidade

Mesmo com um bom planejamento, nem sempre as coisas saem como o esperado nas operações logísticas. Portanto, ser flexível é indispensável para trabalhar o seu jogo de cintura e conquistar os melhores resultados.

Capacidade de resolução de problemas

Já que nem tudo acontece dentro do plano, é comum se deparar com desafios em sua atividade. Por isso, é indispensável que tenha habilidade para resolver problemas e tomar decisões. Com os dados certos, caberá a você definir o melhor caminho para que a empresa tenha bons resultados.

Pensamento estratégico

Já que a Logística é uma parte fundamental para o sucesso do negócio, é preciso atuar com foco nos objetivos da empresa. Por isso, ter pensamento estratégico faz toda a diferença para a sua atuação.

Ao saber o que é Logística, você tem a chance de explorar tudo o que essa área tem a oferecer. Com tantos caminhos até o sucesso, invista em uma boa formação para aproveitar todas as oportunidades.

E para se destacar, baixe o nosso passo a passo gratuito para entender como ser o melhor profissional do mercado.

https://campanhas.eniac.com.br/passo-a-passo-como-ser-o-melhor-profissional-do-mercado