A Revolução STHEM no Brasil e no mundo

Dra. Lorna Finman, Fundadora e CEO da STEMBusUSA e muitas outras coisas (rs), promove discussões magníficas no quarto e último dia do Programa de Formação de Professores do STHEM Brasil 2017. 

Logo de início a Dra. Lorna afirma que estamos diante de uma revolução pacífica, diferente da revolução industrial vivida anos atrás. Explica que "trata-se de uma revolução para a área da inovação, e não para a área da indústria".  Interessante pensar a partir desta perspectiva, sobretudo porque muito se diz sobre a lacuna que existe entre formação profissional e demanda do mundo do trabalho, não é mesmo? As instituições acadêmicas de todo o mundo estão preocupadas com a aprendizagem de seus estudantes.

Sabemos, assim como a A Dra. Lorna, que é preciso encontrar formas efetivas de reduzir esta lacuna entre formação e demanda. Sua receita é começar com inovação desde o pré-primário, a fim de elevar nossos estudantes a um nível de excelência e competência mundial. Acrescenta, ainda, "a fim de promover o desenvolvimento de habilidades que os tornem globalmente competitivos".

Em outras palavras, uma inovação que inspire, engaje e cultivenova geração de estudantes. Você deve estar peguntando o que podemos fazer em nossas aulas, como professores, para inspirar (eu gosto disso), engajar (eu posso fazer isso) e cultivar (eu quero continuar, persistir com isso) a nova geração de estudantes STHEM, não é mesmo?

Porque não construímos uma ponte com os estudantes do ensino fundamental e cultivamos o que aprendemos com eles até o ensino superior? Que tal incluir atividades "mão na massa"  em suas aulas ? Que tal trabalhar com as ciências de forma mais interessante possível?

 

Professoras Caroline Galatti ao centro e eu (foto à direita) motivadas com a construção de um laser point na 4ª Formação de Professores do STHEM Brasil 2017

 

 

O Professor Sebastião Garcia, responsável pelo Espaço Maker do Colégio e Centro Universitário Enic diz que o espaço e seus gurus estão nos aguardando para experimentar esta receita de sucesso. Traga seus alunos para apender sobre STHEM e para fazer parte da Revolução STHEM no Brasil.

 

 

Por: Simone Vianna

Publicado em: 26 de maio de 2017

Categorias: Inovação, Institucional
Tags: , , , , .