O que o colégio Eniac pode nos ensinar sobre Inovação na Aprendizagem?

Na vida, estamos sempre envolvidos em projetos (aquisição da casa própria, construção da família, realização dos sonhos profissionais, pessoais, etc.), mas não somos educados e preparados para pensar e implementar esses projetos.

A escola tradicional nos prepara para uma vida de rotina, com soluções prontas que nos orientam sobre o que temos que fazer. Pensando nisso, o Colégio Eniac, em 2017, transformou 30% da sua carga horária em projetos. Nessa metodologia, os estudantes devem trabalhar em grupo para solucionar um problema e desenvolver uma solução, que pode ser desde o desenvolvimento de um jornal ou de um blog até a criação da maquete de uma casa inteligente ou a intervenção social em alguma comunidade.

Os conhecimentos e conceitos, ao invés de serem apresentados aos estudantes em sala de aula, devem ser investigados por eles em conteúdos online selecionados ou na internet.

A aprendizagem baseada em projetos já é amplamente utilizada nos melhores sistemas educacionais e universidades do mundo. Como na Finlândia, nas escolas de educação básica, na Universidade de Tampere, em sua escola de empreendedorismo PROAKATEMIA.

Já ouviu falar do movimento maker?

Esta forma pensar “fora da caixa” que envolve a ideia de “faça você mesmo”, nasceu nos Estados Unidos, no MIT Media Lab, um laboratório de pesquisas inovadoras do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O movimento surgiu a partir da concepção dos FabLabs, que são oficinas com equipamentos como impressoras 3D e cortadoras a laser, em que estudantes e profissionais podem se envolver em atividades de idealização e construção de  robôs, ferramentas, produtos e objetos.

No Colégio Eniac, esse movimento evolui para a proposta de “aprendizagem maker”. Esta dinâmica envolve nossos alunos para colocarem a mão na massa e retirarem suas ideias do papel. Integrada ao currículo desde a educação infantil até o ensino médio, a aprendizagem maker envolve atividades interativas como: jogos digitais, códigos, Lego, robótica, maquete, artes, empreendedorismo e construção civil. Além das atividades, os alunos do Eniac podem contar com um FabLab complementar equipado e uma equipe de apoio chamada de Eniac Maker.

Por: Caique Oliveira

Publicado em: 17 de novembro de 2017

Categorias: Colégio, Educação, Educação Infantil, Institucional
Tags: , , , .