O que ninguém te disse sobre Matemática e Ciências – S.T.E.M

As chamadas disciplinas S.T.E.M. (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) são consideradas, hoje, a base do processo de aprendizagem de ciências integradas com tecnologia. Os melhores sistemas educacionais do mundo, Finlândia, Singapura e Coreia do Sul, têm apostado na formação de estudantes com uma boa base desses conhecimentos e competências com o objetivo de prepará-los para a universidade, o mercado de trabalho e os seus desafios de vida. Baseado nisso, o Colégio Eniac desenvolveu e oferece um currículo de matemática e ciências que une projetos “mão na massa”, STEM e o uso integrado de plataformas interativas que facilitam a aprendizagem dos estudantes.

Uma das principais estratégias pedagógicas que é explorada no ensino da matemática é a aprendizagem colaborativa. Nessa metodologia, os estudantes trabalham em duplas ou equipes para solucionar problemas matemáticos, desenvolver projetos ou trabalhar em atividades práticas. A idéia é que os estudantes possam ensinar uns aos outros com base nos conteúdos disponibilizados ou apoiados por atividades propostas no Khan Academy. Essa plataforma interativa desenvolvida pelo educador Salman Khan, trás vídeos, exercícios e textos explicativos que se adaptam no tempo de aprendizagem de cada estudante. Em sala de aula, o professor e os tutores atuam tirando as dúvidas de alunos e grupos, orientando as atividades e mediando a aprendizagem de cada estudante.

O currículo de matemática se desdobra da seguinte forma. No ensino Infantil, por meio de jogos digitais, brincadeiras e atividades artísticas, a criança é apresentada ao formato dos números e começa a trabalhar com conceitos iniciais de lógica. Ao final do ensino fundamental I (1° ao 5° ano), os estudantes devem ser capazes de desenvolver operações matemáticas básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão) e ter o pensamento aritmético constituído. No ensino fundamental II (6° ao 8° ano), começam a ser trabalhados os conceitos de geometria e manipulação algébrica, como o uso de expressões, equações e variáveis (x e y). A partir do 9° ano, os conhecimentos anteriores são consolidados e os alunos passam a trabalhar com conceitos mais complexos e dedutivos da matemática voltados para carreiras como engenharia, medicina e ciências.

O currículo de ciências, que começar ser trabalhado a partir do ensino fundamental II (6° ao 9° ano), une as disciplinas STEM, a aprendizagem maker (faça você mesmo) e uso da aprendizagem por meio de projetos que possam melhorar nossa qualidade de vida ou influenciar na melhoria da comunidade próxima. Cad série trabalha durante um terço de sua permanência na escola com os projetos que problematizam e contextualizam os conhecimentos, habilidades e conceitos que devem ser aprendidos pelos estudantes .

Por: Caique Oliveira

Publicado em: 17 de novembro de 2017

Categorias: Colégio, Educação, Educação Infantil, Institucional
Tags: , , , .