Centro Universitário Eniac participa de importante evento que apresenta o documento “Diretrizes de Política Pública para o ensino superior brasileiro”

Na última semana, nos dias 17 e 18 de Agosto de 2017, em São Paulo, aconteceu o Congresso de Políticas Publicas para a América Latina, organizado pelo SEMESP. O evento serviu de palco para apresentação do documento Diretrizes de Política Pública para o Ensino Superior Brasileiro, elaborado pela SEMESP.

O documento traz em seu bojo tópicos como Governança, Regulação e Supervisão, Avaliação e Qualidade, Financiamento, Pós-Graduação e Pesquisa, Inovação Acadêmica, Tecnologia e Educação Digital (EaD), Formação de Professores, Relação com outros setores, Internacionalização e Formação de Redes de Cooperação. Representa, não uma proposta de política pública, mas o início de uma discussão sobre a melhoria de qualidade da Educação Superior Brasileira.

Para exemplificar essa cooperação em rede, representantes dos Sistemas Educacionais da Argentina, Colômbia, MéxicoPeru, Venezuela e do Brasil debaterem sobre a evolução do ensino superior, público e privado, com o apoio de políticas públicas.

Dos debates: 1) O papel da Educação Superior Privada na América Latina e as Políticas Públicas; 2) Visão Geral sobre o Ensino Superior Privado; 3) Os desafios do século 21 - O Ensino Superior em tempos de mudanças rápidas e incertas e 4) Cooperação entre o setor público e privado.

O reitor do Centro Universitário Eniac, Prof. Ruy Guérios, foi um dos debatedores que colaboraram com as discussões.

Ao final do evento,  um convênio de cooperação Brasil-Peru foi celebrado. Uma ação que nos faz ter a certeza de que  há um consenso dentre os países da América Latina, incluindo o Brasil, que a educação superior é fundamental para o desenvolvimento econômico e aumento da qualidade de vida da população.

 

Por: Simone Vianna

Publicado em: 20 de agosto de 2017

Categorias: Aprendizagem Ativa, Inovação, Institucional
Tags: , , .