Centro Universitário Eniac participa de evento promovido pela SEMESP que discute sobre as transformações no ensino superior para a próxima década com professores de Harvard e MIT

Qual o futuro do Ensino Superior no Brasil e no mundo? 

Todo e qualquer processo educacional, nos seus mais variados níveis, desde o ensino fundamental até o ensino superior, prepara as pessoas para o mundo do trabalho. No entanto, no Ensino Superior esta demanda fica ainda mais evidente e urgente, não é mesmo?

Percebo que já faz tempo que as instituições de ensino superior procuram compreender o que está por vir, ao mesmo tempo, que se dedicam a manter a sustentabilidade e se manterem ativas.

Em 09/06/2017, duas rodadas de debate constituíram o evento  em que se discutiu sobre as perspectivas para as IES nos próximos 10 anos e o impacto do processo de inovação acadêmica nas IES.

O Prof. Dr. Vijay (MIT) se declarou um otimista convicto quanto às perspectivas do futuro do ensino superior e destacou a importância de co-criar este futuro e de incorporar a ciência da aprendizagem em nossos processos educativos. E não deixou de evidenciar a contribuição fundamental das tecnologias digitais em todo este contexto.

Para o Prof. Dr. Vijay, a aprendizagem digital, empregada a partir de métodos ativos, a exemplo do modelo híbrido (que não substitui a presença do professor) é ponto central em favor dessas mudanças, além das essenciais avaliações de desempenho frequentes com feedbacks imediatos (por meio de quizzes) .

No que diz respeito ao engajamento dos professores, Vijay afirmou que acredita numa relação “treinamento-pesquisa” que inclui:  o apoio da liderança com recursos em projetos e pesquisa que fomentem mudanças positivas e significativas (olha só!!! assim como os Projetos ISO do Eniac, que recentemente passaram a colaborar com o desenvolvimento dos projetos integradores acadêmicos), pares trabalhando com novos modelos e a criação de espaços para o compartilhamento de experiências (é fácil identificar a  semelhança com as nossas oficinas de aprendizagem, desenvolvidas no espaço ARAPA TECH do Eniac). Quanto ao treinamento, 50 % de nossos professores já participaram do programa de capacitação EniacLab Metodologias Ativas.

O discurso dos palestrantes, tanto do MIT como de Harvard, acentuou a emergente necessidade de mudança, uma vez considerado que nos EUA, de acordo com Vijay, “apenas 10% de seus líderes empresariais consideram que as competências desenvolvidas no Ensino Superior são relevantes ou suficientes para o desempenho profissional”.

Parabéns ao Centro Universitário Eniac, pois você já oferece condições e espaços para que nossos professores e estudantes protagonizem toda esta transformação. O equilíbrio entre gestão e o olhar para o futuro é necessário para fortalecer a qualidade de ensino e a competitividade institucional.

O evento tem a missão de proporcionar aos participantes uma “carta de navegação”, que sirva de orientação para as mudanças institucionais e o Centro Universitário Eniac, com sua presença, contribui com esta redação tão importante para o futuro do Ensino Superior em nosso país.

Profa. Dra. Stephanie H. Kenen (Harvard), Prof. Ruy Guerios (Eniac) e Prof. Dr. Vijay Kumar (MIT)

   

 

 

Por: Simone Vianna

Publicado em: 10 de junho de 2017

Categorias: Aprendizagem Ativa, Faculdade, Institucional
Tags: , .