PBL interdisciplinar e formação voltada à saúde e bem-estar coletivos norteiam a educação superior na Dinamarca, país da OECD que mais investe em educação

Os missionários do Centro Universitário Eniac, Pedro e Ruy Guérios deixam a Finlândia e seguem para a Dinamarca, onde conhecem o sistema e as políticas públicas de seu Ensino Superior. Lá visitam a UCC - University College Capital e a Aalborg University.

 

A primeira trabalha forte integração teoria e prática na formação de profissionais da saúde com viés para a o bem estar comunitário (saúde,  meio ambiente, cidadania urbana), enquanto a segunda é referência em PBL, principalmente na resolutiva de problemas em colaboração com empresas.

Na Dinamarca, professores do ensino básico e médio precisam completar o ensino técnico. No Ensino Superior, seus currículos integram teoria e prática. Conforme o curso avança menor parte do tempo é dedicada a teoria e maior parte à prática. Não tão diferente assim da Finlândia e nem do que o Centro Universitário Eniac tem desenvolvido, por meio da implantação da Aprendizagem Ativa em seus currículos. Na Dinamarca, um dos pilares da educação é justamente a interdisciplinaridade e o trabalho por projetos.     

O Prof. Ruy Guérios destaca, de acordo com a reitora de Aalborg, que "quando se trabalha com PBL se percebe que um problema não pode ser resolvido somente com uma ou duas áreas do conhecimento, mas com pesquisa e interdisciplinaridade". Para ela "PBL é compromisso na resolutiva de problemas autênticos". Na Aalborg mais de 30% dos professores são da indústria e os problemas são também inspirados nela.

Não é a toa que o Centro Universitário Eniac já percorre este caminho apresentando resultados significativos, a exemplo da conexão de seus cursos de Pedagogia, Arquitetura e Jogos Digitais no desenvolvimento de projeto interdisciplinar que resolveu o problema autêntico de revitalização de uma brinquedoteca em escola pública localizada no Centro de Guarulhos, SP.

 

Por: Simone Vianna

Publicado em: 27 de abril de 2017

Categorias: Inovação, Institucional
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