De volta para o Brasil

Hoje, último dia de seminários e visitas na Dinamarca, nossos  missionários Pedro Guérios e Ruy Guérios visitaram a Copenhagen Business School (CBS) e a Copenhagem School of Design and Technology (CBS KEA). Por último, participaram de Workshop, junto ao Ministério da Educação Dinamarquesa e seus Provedores de Tecnologia para Educação.

Foco total no empreendedorismo como "ferramenta" para a inovação acadêmica, além de discussões e exemplos de sucesso na cooperação com o setor produtivo.

Ruy Guérios conta que a CBS tem design arquitetônico arrojado e suas estratégias estão muito bem planejadas até 2020, com três grandes objetivos:

  • DESENVOLVER maneiras práticas de "ensinar" o empreendedorismo;
  • PROMOVER condições para o desenvolvimento da mentalidade empreendedora de seus estudantes e staffs;
  • APOIAR seus professores quanto à implementação do empreendedorismo em todos os seus cursos.

Na CBS, explica Pedro Guérios, "quem faz a ponte entre a indústria e o ensino são justamente os ex-alunos da instituição, que voltam e trazem suas experiências, suas próprias empresas e as empresas onde trabalham para abastecer o conteúdo acadêmico".

Nossos missionários foram conhecer alguns dos projetos dos estudantes e dois deles chamaram atenção. O projeto SOLOSOCKS que consiste de um pacote de 7 meias super transadas, diferentes entre si, mas com design que combina. Ser perder 1 não tem problema, tem mais 5 que combinam. Fala sério? uma ideia super criativa e que não depende de tecnologia digital, não é mesmo? Outro bem legal foi o projeto interdisciplinar na área de materiais (ressalta-se), que uniu duas estudantes, de Moda & Design e de Arquitetura, o THE APPLE GIRL, que transforma polpa de maçã em couro bio-sustentável. A Solosocks já fez até campanha de sucesso de crowd sourcing na kickstarter e a Apple Girl ainda busca parceiros para crescer.

          

Na CBS tem uma biblioteca, não de livros como estamos acostumados, mas de materiais desenvolvidos por seus estudantes empreendedores. Olha só as fotos desta biblioteca,  não é D+ ?

 

Bem .... está chegando a hora de voltar para casa. Antes, no entanto, nossos representantes do Centro Universitário Eniac e demais gestores educacionais fazem uma paradinha para dialogar com o Ministério da Educação Dinamarquesa e com seus provedores de tecnologias educacionais. Nesta, conheceram soluções interessantíssimas de E-learning que auxiliam no processo da educação online. Confiram duas delas em https://www.mv-nordic.com/en/intowords e https://europe.wiseflow.net/.

 

Por: Simone Vianna

Publicado em: 28 de Abril de 2017

Categorias: Aprendizagem Ativa, Inovação, Institucional
Tags: , .