Na parada mais aguardada da missão, o Prof. Fernando Domingues, do Centro Universitário Eniac, visitou o Googleplex

 

Durante sua visita ao Googleplex, sede da gigante da Internet Google, Domingues e um grupo de gestores educacionais brasileiros foram recepcionados pelo Diretor da Google for Education na América Latina, Rodrigo Pimentel. Em seguida, se apresentou para o grupo o responsável pela área de inovação da Google no mundo, Chris McQueen. Segundo ele "a inovação não é algo que possa ser forçado, mas precisa ser cultivada". McQueen afirmou ainda que a inovação deve ser focada no usuário, levando-se em conta que hoje os usuários são "mimados", que "o que antes era sensacional, agora já é esperado". Para terminar Chris recomendou que as escolas brasileiras foquem menos nos processos e mais em resolver os problemas de seus usuários, e que invistam nas pessoas que irão ajudar a resolver esses problemas, de forma a criar uma cultura de inovação

Na sequência, foi a vez do especialista de Segurança em Nuvem, James Snow. Este apresentou como a Google garante a segurança de seus produtos e como funciona o sistema de Data Centers da Google no mundo. James contou que a Google hoje tem replicada em seus servidores 12 cópias de todos os conteúdos já publicados na Internet, sendo sua base de dados maior do que a própria Internet. 

Michael de la Cruz, diretor nos Estados Unidos da Google for Education falou sobre a Educação do futuro, disse que esta precisa tornar a aprendizagem personalizada, mensurável, colaborativa, diversificada, baseada em projetos e conceitualmente exponencial, isto é, ir além do conhecimento conceitualmente conhecido. Olha lá !!! Novamente a questão de conhecimento e tecnologias exponenciais surgem à tona.

Por fim, Naveen Viswanatha apresentou as últimas inovações no que se refere aos Chromebooks e para fechar o dia o grupo de brasileiros fez uma visita pelo Googleplex.

A próxima e última parada de Domingues será na 42, a tão polêmica universidade que funciona sem professores ou tutores. Vamos ver como isto acontece!

 

    

  

 

 

Por: Simone Vianna

Publicado em: 22 de abril de 2017

Categorias: Inovação, Institucional
Tags: , , , .