Energia renovável para um mundo sustentável

 

No dia 27 de julho ocorreu um evento de grande importância que ultrapassa os limites da região de Guarulhos: a cerimônia de inauguração do projeto Bioplanet.

A solenidade contou com a presença de empresários da região, do Prefeito do município sr. Gustavo H. Costa, do diretor do NUPE (Núcleo de Pesquisa) Prof. Dr Daniel Oliveira, do diretor do CITIG Prof. Renato de Brito Sanchez, marcando ambos a participação do ENIAC.

Na solenidade todos os presentes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e equipamentos da usina para produção de biodiesel e subprodutos: sabão ecológico e glicerina, a partir de óleos e gorduras residuais, como por exemplo, óleo de cozinha.

A planta da usina está situada em Guarulhos e tem apoio da GRU Airport e da Prefeitura de Guarulhos.

Convém destacar a importante participação do Prof. Dr. José Humberto Machado Tambor que coordena a pesquisa de síntese de óleo e gordura no NUPE.

A grande vantagem do biodiesel é o fato de ser uma fonte de energia renovável, com menor índice de poluição, o que reduz as emissões de gases de efeito estufa. Num mundo em constante necessidade de construir bases sustentáveis, o aproveitamento da reutilização de óleos torna-se motivo de grande valorização.

A notícia foi matéria no globoplay.

A nós cabe parabenizar e nos congratulamos pela participação do ENIAC em sua atuação de responsabilidade socioambiental.

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 31 de julho de 2018

Categorias: Faculdade, Inovação, Institucional
Tags: , , .