Satisfação para estudantes e para a comunidade!

Logo na entrada do Eniac, um grande banner: IR Solidário! Era este, então, o motivo para tamanha movimentação, desde às 8h da manhã no último sábado, 7/04/18, e que permaneceu ao longo do dia.

O evento figurou como um acontecimento bastante importante para a comunidade estudantil, parentes, amigos e demais pessoas envolvidas da região: um serviço social prestado à coletividade, totalmente gratuito, cuja única contrapartida era a doação de 2kgs de alimentos não perecíveis.

Os números atestam o sucesso da iniciativa: 72 atendimentos realizados com preenchimento de 50 declarações completas e enviadas; 22 declarações assistidas, porém, não enviadas por falta de documentação e 100 kgs de alimentos arrecadados!!

Os atendimentos foram realizados por 129 alunos do curso de Ciências Contábeis, número esse que permitiu receber as pessoas de forma exclusiva, no que tange à assistência, elaboração e envio da declaração. Todo o trabalho foi supervisionado pelo Prof. Domingos Raimundo Teixeira Gonçalves, docente com 35 anos de experiência no magistério e que faz parte do quadro docente do Eniac há mais de 9 anos. Também fazia parte da equipe de supervisores, o Prof. Jaime Roque Martins.

O Prof. Domingos conta que garantiu a continuidade dessa ação solidária iniciada, na verdade, em 2016, pelo finado Prof. Fernando Pelissari, que viu a oportunidade de inserir alunos a serviço da comunidade

A experiência foi bastante rica para ambas as partes: os declarantes pela facilidade, rapidez, e acima de tudo, sem nenhum custo; os estudantes, por sua vez, pela oportunidade de viabilizar conhecimentos que, por vezes, julgavam que não possuíam, e de interagir com um público externo. Uma vivência ímpar e extremamente gratificante!

As imagens e os depoimentos abaixo atestam o sucesso de mais uma iniciativa social da equipe do Eniac.

“ Foi uma experiência fascinante […] sempre tem uma pergunta de uma forma que você não esperava […] um aprendizado também para o professor” salienta Domingos. Para ele, seu papel incluía transmitir confiança e segurança para os alunos, e promover rodízio para que todos passassem por todas as funções. “O lado humano da experiência foi muito importante. Para dar orientações, é preciso saber escutar […] somos como que “psicólogos tributários”.

“A proposta do IR Solidário foi ótima. Achei extremamente produtivo para ambos os lados!

Pegamos situações reais e colocamos em prática, muita coisa só vista anteriormente em teoria…parabéns aos professores e a todos que participaram!!” (aluna Mari Matsumoto do curso de Ciências Contábeis).

“Bem, nossa vida é feita de altos e baixos, de dias de lutas e aprendizagem, de batalhas e conquistas. Este sábado foi um dia de aprendizagem, pois, foi muito positiva a proposta do IR Solidário (pelo menos pra mim estudante na área de Contábeis). Traz na prática as informações e matérias que temos em sala. Muito mais que isso, é ver a satisfação das pessoas que foram atendidas e saíram com impostos feito. Espero que possamos ter mais aulas práticas ou projetos desta forma, que nos ajudam a sair um pouco da teoria e colocar na prática o que aprendemos.(aluno Edson Almeida).

    

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 12 de abril de 2018

Categorias: Educação, Faculdade, Institucional, Notícias
Tags: , , , .