Do administrativo ao acadêmico, reconhecimento no trabalho com a gestão de projetos.

No próximo dia 24/10/17, no Auditório da Microsoft Brasil, em São Paulo, a gestora do Escritório de Projetos do ENIAC, Ingrid Klein, e nosso ilustre parceiro, Professor Manoel Veras, defenderão seu Projeto PMO denominado Sala de Aula Invertida com Life Cycle Canvas, na categoria Projeto Inovador, rumo à grande final que acontecerá em 22/11/17 durante o Seminário Internacional do PMI-SP.

Há tempos a gestora de projetos Ingrid Klein defendia a ideia de uma gestão de projetos simples, mais concisa, na forma de um resumo do essencial do PMBOK, para melhor conduzir os projetos administrativos e acadêmicos do Centro Universitário Eniac.

A ideia do Escritório de Projetos tomou contornos definidos quando nosso Reitor Ruy Guérios conheceu o Professor Honorário Manoel Veras, que em meados de 2016 nos apresentou o Life Cycle Canvas (LCC). O resumo essencial estava inteiro ali, numa única tela, com design bem estruturado e campos para acompanhar todo o ciclo de vida de um projeto.

Assim, foi conferido ao Escritório de Projeto do ENIAC a missão de implantar a cultura de projetos com LCC dentro da Instituição. Atualmente, o Escritório atua em frentes estratégicas distintas, tanto administrativa como acadêmica e o número de projetos, incluindo os já encerrados, passa dos 50.

Atualmente, existem mais de 40 projetos em andamento, metade deles nas frentes de inovação acadêmica. O Escritório de Projeto do ENIAC tem trabalhado muito com projetos dessa natureza, em especial, com Projetos de Aprendizagem Ativa e que para mim, como Assessora de Inovação Pedagógica, posso afirmar que colabora fortemente com as inúmeras ações que vimos desenvolvendo como membros do Consórcio STHEM Brasil, um consórcio que visa, dentre outros, inovação e qualidade na formação de nossos estudantes brasileiros.

A gestora de projetos Ingrid aponta que “nas frentes voltadas à inovação (como é o caso da introdução da aprendizagem ativa) a cultura de projetos encontra naturalmente mais facilidade para se desenvolver”. Ela explica que “o professor, ao se apropriar de um método na gestão de seus projetos, tem em mãos uma ferramenta valiosa para planejamento e acompanhamento de resultados de aprendizado de seus alunos. Também, para aperfeiçoar continuamente os projetos didáticos que quer desenvolver. Quanto aos alunos envolvidos nesses projetos de inovação, Ingrid acredita que “eles aprendem, por meio de um currículo oculto, a se organizar, trabalhar em equipe e tornar realidade um objetivo qualquer. Finaliza, convicta de que ”essa organização mental é uma habilidade muito valiosa, que certamente os auxiliará na realização de qualquer projeto em suas vidas no futuro.

#orgulhodesereniac

Por: Simone Vianna

Publicado em: 22 de outubro de 2017

Categorias: Aprendizagem Ativa, Inovação, Institucional, Life Cycle Canvas
Tags: , , , .