Por Redação Guarulhosweb

 

equipe-do-eniac-embarca-em-abril-para-disputar-campeonato-mundial-de-robótica-nos-eua

 

A equipe do Eniac Challengers embarca no próximo mês para os Estados Unidos, onde disputará o Campeonato Mundial de Robótica, o Mundial Vex Robotics, que acontece de 15 a 18 de abril, na cidade de Louisville, no estado de Kentuck. “Estamos nos preparando desde da volta do mundial 2014, em maio do ano passado, com muita seriedade e dedicação”, diz o professor Douglas dos Reis, coordenador do Eniac Challengers.

 

Douglas explica que o Mundial Vex Robotics vem crescendo ano a ano. Em sua primeira versão, em 2006, eram 65 equipes concentradas no Ensino Médio (High School). Atualmente, são mais de 700 equipes distribuídas entre Ensino Fundamental (Middle School), Médio (High School) e  Superior (College). “O Eniac é hexacampeão brasileiro na categoria High School e vice mundial”, informa.

 

Este ano, a equipe irá competir com dois robôs, no jogo Skyrise, que consiste na estratégia de montagem de pilastras e o encaixe de cubos. Foram oito meses de preparação para a segunda viagem internacional de Lucas Santos e Leonardo Amaral, integrantes da Equipe Challengers. Segundo eles, a ansiedade já começa quando voltam da edição anterior. “É um orgulho representar o País em uma competição no exterior”, diz Lucas. “A tensão é grande, porque é essencial um bom planejamento para a montagem dos robôs”, completa Leonardo.

 

Mais uma vez o Eniac será a única equipe brasileira na modalidade VEX.  As competições de robótica nos Estados Unidos têm como objetivo identificar novos jovens talentos que terão a possibilidade de participar das inovações tecnológicas dos países de primeiro mundo. Douglas ressalta que o conceito Drone, que se baseia nas novas atividades bélicas nos países como Estados Unidos, Japão e China, foi desenvolvido com o mesmo conceito de competições em 2006 no mundial Vex. “Com isso, os alunos em contato com este ambiente têm uma visão extremamente globalizada da importância acadêmica sólida”, enfatiza Douglas dos Reis.

 

Confira a entrevista do professor Douglas dos Reis na rádio Boa Nova – Clique aqui!

Por: Eniac

Publicado em: 5 de março de 2015

Categorias: Colégio, Inovação, Institucional, Técnico
Tags: , , , , .