Texto de Daniele Palmira Soares e Maria de Fátima Gomes Sanches

Último dia de aula dos alunos do ENIAC Bilíngue; convidamos os pais para apresentarmos um pouco do nosso trabalho que abrange muito mais que o inglês.

De olho no dia a dia dos alunos, não deixamos de observar alguns conflitos entre eles, por isso as instrutoras Fernanda e Raphaella, iniciaram o projeto NO BULLYING.

Esse projeto levou os alunos a refletirem sobre o que é o bullying, que essa situação é real, está presente em nosso cotidiano e que de forma alguma podemos ignorá-lo. Com isso os próprios alunos chegaram à conclusão que basta apenas algumas ações simples e objetivas para combatê-lo.

A partir de um questionário sobre a rotina dos alunos, criamos um clima para que eles se sentissem seguros e acolhidos o suficiente para abordarmos assuntos sobre o tema.

Essa reflexão fez com que os alunos, com o auxílio dos professores, criassem uma caixinha, apelidada de “cheers box” (caixinha dos elogios), onde cada aluno no final do dia, anotava um elogio para algum colega e esse bilhete era depositado na cheers box. No final da semana todos puderam pegar suas caixinhas e ler respectivos elogios.

Outro grande esforço foi feito durante as aulas de Dança e Teatro, onde foi trabalhado expressão e movimento com músicas sobre o tema. As músicas escolhidas, foram:

• Mean (Taylor Swift)
• Who Says (Selena Gomes)
• Perfect (Pink)
• Who’s Laughing Now (Jessie J)

Essas músicas abordam temas como auto-afirmação, conhecimento, apelidos ofensivos, piadas, ressentimento, culpa.

O Resultado...
É notável a melhora de muitos dos relacionamentos entre os alunos inclusive entre idades bem diferentes. E os resultados puderam ser vistos nas apresentações realizadas hoje em nosso auditório.

Por: Simone Vianna

Publicado em: 21 de junho de 2017

Categorias: Bilingue, Institucional
Tags: .