Festo e Volkswagen, empresas parceiras do Projeto Alemão de Formação Dual

Nos 3º e 4º dias de viagem à Alemanha, Ruy e Pedro Guérios exploram as instalações da Festo e da Volkswagem, empresas líderes no setor de autopeças e automobilístico. Lá, conhecem bem de perto seus ambientes de produção e espaços para soluções didáticas e formação profissional, ambientes estes, conhecidos como Fábricas de Aprendizagem 4.0 (Learning Fabrike 4.0) e utilizados pelos estudantes que realizam a formação dual alemã.

Visita à Festo - Alemanha - Fábrica de Aprendizagem - Visão Panorâmica

 

Visita à Volkswagen - Alemanha - Sala de Automação - Visão Panorâmica

Na Escola e Centro de Treinamento para Volkswagen, os estudantes atuam a partir de cenários de aprendizagem. Com isso, aprendem de forma autônoma e se conectam com seus professores, instrutores, gurus e também com seus pares, conforme demanda industrial a ser atendida.

Enquanto isso, que tal dar uma espiadinha para ver o que acontece em Guarulhos-SP ?

É possível conferir nossos alunos, do Colégio Eniac planejando, de acordo com o Professor Sebastião Garcia Júnior, "um produto IoT para uma demanda (ou aplicação) real de automação junto às salas e demais espaços do próprio Eniac".

Não se trata, ainda, de uma escola integrada à fábrica, mas de uma escola que traz a demanda da indústria para ser planejada, construída e implementada dentro de seu próprio espaço. 

#orgulhodesereniac

Por: Simone Vianna

Publicado em: 22 de fevereiro de 2018

Categorias: Aprendizagem Ativa, Educação, Faculdade, Inovação, Institucional, Notícias
Tags: , , , .