Fábrica, um lugar para sonhos e aprendizagem

O conceito de fábrica (do latim fabrica, “oficina, lugar onde se fazem coisas”) não é novo no Centro Universitário Eniac. Aqui, temos a Fábrica de Realização de Sonhos, cuja missão é apoiar o aluno a realizar seu sonho de vida profissional, tendo-nos como os pilares de sustentação desse projeto. Visto dessa forma, fica claro que a palavra pode ser empregada para fazer entender a construção de algo que está para além de objetos, não é mesmo?

Na Alemanha, por exemplo, nossos missionários visitam a Fábrica de Aprendizagem 4.0, sediada em Carl-Benz & Henrich-Hertz Karlsruhe, e conhecem a experiência de uma fábrica que produz conhecimentos (necessários às empresas) e não somente coisas, objetos ou produtos da Indústria 4.0. Trata-se de um projeto cooperativo (câmaras, redes de empresas e escolas), desenvolvido a partir de vários setores industriais e que propicia aliar conhecimento teórico ao fazer prático, ultrapassando a esfera da simples fabricação de um profissional. A Fábrica de Aprendizagem 4.0 conta com 1680 alunos em cursos integrais, 350 alunos em cursos especiais e 90 professores que desempenham, além das atividades acadêmicas, outras de administração e suporte.

Na sequência, Ruy e Pedro Guérios visitaram o Instituto de Tecnologia Karlsruhe KIT, onde conheceram seus 24 cursos com dupla formação. O instituto possui 26.000 estudantes (desses 5.500 são  estrangeiros), 464 aprendizes e 9.000 funcionários.

Enquanto isso, aqui em Guarulhos-SP, o Professor Sebastião Garcia Júnior conversa com nossos estudantes de Engenharia, numa perspectiva diferente. Não apenas para conhecer e se aprofundar nas questões que envolvem as demandas da Indústria 4.0, mas para encantá-los, estimulá-los para que sejam os protagonistas dessas transformação industrial na qual também investimos nossos sonhos.

Por: Simone Vianna

Publicado em: 20 de Fevereiro de 2018

Categorias: Aprendizagem Ativa, Educação, Faculdade, Inovação, Institucional, Notícias
Tags: , , .